Home Mercado da Bola Demissão de Fabián Bustos esfria negociação do Santos com Rodrigo Fernández

Demissão de Fabián Bustos esfria negociação do Santos com Rodrigo Fernández

Volante uruguaio pertence ao Guaraní, do Paraguai. Seu contrato com o clube paulista vai até o fim da atual temporada

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, o Santos parou a negociação com o Guaraní, do Paraguai, para comprar os direitos econômicos do volante Rodrigo Fernández. O jogador, de 26 anos, tem contrato de empréstimo com o clube paulista até o fim da atual temporada.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que o presidente Andrés Rueda entrou em contato com os representantes do uruguaio nesta sexta-feira (8). Ele comunicou que a negociação só será retomada após o anúncio do novo treinador, o que deve acontecer nos próximos dias.

Com a demissão de Fabián Bustos, o dirigente alvinegro avisou que Rodrigo Fernández só será contratado com a anuência do futuro treinador. Com isso, o meio-campista terá de aguardar um pouco mais para saber se seguirá ou não na Vila Belmiro em 2023.

PUBLICIDADE

Ainda segundo apurou a reportagem, o Santos já tinha uma situação encaminhada com Rodrigo Fernández. Enquanto aguardada o fim das negociações com o clube paraguaio, o jogador chegou a acertar as bases salariais para assinar com o Santos pelo período de três temporada.

Além do acerto verbal, Edu Dracena, ex-diretor executivo de futebol do Santos, costurou um “contrato de gaveta” com os representantes do atleta no fim do último mês. A ideia do dirigente era evitar Rodrigo Fernández fosse assediado por rivais brasileiros.

Recentemente, Edu Dracena tomou conhecimento que Cruzeiro, Internacional, Grêmio e São Paulo buscaram informações sobre o atleta. Não foi formalizada nenhuma oferta. Houve, portanto, apensas uma consulta para saber os valores de uma possível negociação.

Rodrigo Fernández ainda está nos planos do Santos

Apesar da demissão de Fabián Bustos, o Santos tem interesse em adquirir os direitos econômicos de Rodrigo Fernández. O acordo inicial com o Guaraní, do Paraguai, prevê o investimento de US$ 1,5 milhão (R$ 7,9 milhões, pela cotação atual).

PUBLICIDADE

O clube paulista tem prioridade de compra, ou seja, em caso de oferta de outro time, o Santos poderá apresentar proposta e cobrir o valor apresentado pela concorrência. Seu contrato com o Peixe vai até dezembro de 2022.

Em entrevista coletiva concedida no começo de maio, Rodrigo Fernández externou a vontade de seguir na Vila Belmiro. Como está vinculado a um clube estrangeiro, exige da diretoria santista um esforço maior. Afinal, a transação será feita em dólar.

“Estou tranquilo. Tenho contrato com o Santos até o fim do ano. Agora estou focado em jogar e, se as coisas saírem bem e o clube quiser que eu continue, vai acontecer mais para frente”, disse o jogador.

Rodrigo Fernández foi contratado no fim de março pelo Santos. Ele precisou de poucas partidas para cair nas graças da torcida. Afinal, o jogador se destaca pela forte marcação, desarmes precisos e saída de bola. O desempenho em campo lhe rendeu o apelido de “Pitbull da Vila Belmiro”.

PUBLICIDADE

Com Fabián Bustos, o jogador se tornou peça importante no meio de campo do Peixe atuando ao lado de Guilherme Camacho e Vinicius Zanocelo. A chegada de Rodrigo Fernández tirou, por exemplo, o espaço de Vinicius Balieiro e William Maranhão.

Desde então, vestiu a camisa alvinegra em 23 oportunidades: cinco na Copa Sul-Americana, 13 na Série A do Campeonato Brasileiro e três na Copa do Brasil. Além disso, fez um gol e totalizou 1635 minutos em campo.

Rodrigo Fernández fala de suas características e o nível do futebol brasileiro. Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIyZGxCZzdudyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]