A estreia de Cuca no Atlético-MG foi muito pior do que o imaginado, já que a equipe entrou em campo abaixo do esperado, levou 3 a 0 do Internacional no primeiro tempo e se distanciou do pelotão de cima da tabela do Brasileirão, que tem o Palmeiras no topo e o Corinthians na sequência.
No entanto, para seguir acreditando na conquista do bicampeonato brasileiro, o Atlético-MG se segura em raros exemplos da competição.
Como relembrou o UOL Esporte, dois os times já estiveram com mais de dez pontos atrás do líder na 20ª rodada e conseguiram chegar ao título. São eles: o São Paulo de 2008 e o Flamengo de 2009. Conforme aponta a notícia, os dois clubes estavam foram do G4 e conquistaram a taça do Brasileirão.
Em 2008, o São Paulo era o quinto colocado com 33 pontos. O líder era o Grêmio, que tinha 44 pontos, 11 à frente do Tricolor paulista. Mesmo assim, o clube do Morumbi precisou de 13 rodadas para tirar a diferença, objetivo alcançado na 33ª rodada, na vitória por 3 a 0 sobre o Internacional. Depois de conquistar o primeiro lugar, o São Paulo permaneceu na posição até a rodada final.
O Flamengo, em 2009, estava dez pontos atrás do líder Internacional. Na ocasião, o Rubro-Negro tinha 27 pontos contra 37 do Colorado. Entretanto, o time carioca alcançou a liderança na penúltima rodada, quando venceu o Corinthians por 2 a 0 e pulou à frente do Internacional.
Mas e o Galo?
O Atlético-MG despencou na tabela de classificação. Há três jogos sem vencer, o clube é o sétimo colocado, com 32 pontos, dez atrás do líder Palmeiras, que tem 42.
Pela soma de Cuca, para tentar buscar o título brasileiro, o Galo precisa vencer 15 jogos no segundo turno. Agora, restam apenas 18 chances da equipe bater a meta estipulada.

