Neymar, Mbappé, Messi e título: veja como chega o PSG no Campeonato Francês
O PSG vai disputar mais uma edição de Campeonato Francês. Os atacantes Neymar, Messi e Mbappé são as referências técnicas da equipe
Laurence Griffiths/Getty Images
O PSG entra em campo, neste sábado (6), para iniciar uma trajetória em busca de defender o título do Campeonato Francês. A equipe de Neymar, Messi e Mbappé visita o Clermont, a partir das 16h.
E para atuar em mais uma temporada do futebol europeu, o clube vem embalado pela conquista de um título, mas também fez alterações em diferentes setores.
Elenco, comissão técnica e diretoria sofreram modificações. Veja o resumo a seguir:
PSG vem embalado após conquistar título
O clube venceu o primeiro título da temporada 2022/2023 do futebol francês. O time parisiense goleou o Nantes por 4 a 0 e se tornou campeão da Supercopa Francesa.
Autor de dois gols (sendo um deles de falta), Neymar foi o principal destaque da final. Messi e Sergio Ramos, com um gol cada, completaram o marcador.
🏆❤️💙 Le Paris Saint-Germain remporte le Trophée des Champions 2022 !#AllezParis I #TDC2022 pic.twitter.com/Z9cHmKz6zJ
— Paris Saint-Germain (@PSG_inside) July 31, 2022
Comissão técnica e diretoria sofrem mudanças
Em busca do tão sonhado título de Uefa Champions League, o PSG resolveu fazer mudanças estruturais no departamento de futebol.
O clube demitiu Leonardo e contratou Luís Campos para ser o novo diretor de futebol. Outra mudança é referente à comissão técnica.
Maurício Pochettino foi trocado por Christophe Galtier. O treinador recém-contratado, inclusive, determinou regras novas que devem ser obedecidas por Neymar, Messi, Mbappé e companhia.
O elenco deve chegar ao Centro de Treinamento no máximo às 8h45. Caso contrário, não terá autorização para treinar.
Além disso, o elenco não pode usar celular durante as refeições. O objetivo é evitar a formação das conhecidas ‘panelas’. As informações são do jornal L’Equipe.
PSG faz investimentos milionários em contratações
O elenco também tem novidades. O lateral-esquerdo português Nuno Mendes convenceu a diretoria parisiense e foi contratado definitivamente por 38 milhões de euros.
Também português, o meio-campista Vitinha chegou para reforçar após o clube investir 41,5 milhões de euros junto ao Porto.
Além disso, o PSG pagou 12 milhões de euros por Mukiele e contratou o atacante Ektitke por empréstimo.
O jovem Kalimuendo também faz parte do elenco. Ele voltou ao clube após ser emprestado ao Lens e até marcou um gol em um jogo de pré-temporada.
PSG afasta jogadores
Seis jogadores do elenco foram afastados por Christophe Galtier e demais integrantes da comissão técnica, segundo o noticiário francês.
São eles, os meios-campistas Draxler, Wijnaldum, Rafinha e Ander Herrera, o lateral-esquerdo Kurzawa e o zagueiro Kehrer.
Os cinco primeiros, inclusive, não participaram dos amistosos de pré-temporada.
Clube também vende jogadores
Os goleiros Areola e Bulka foram vendidos para West Ham e Nice por 12 e 2 milhões de euros, respectivamente.
Além disso, o PSG não renovou os contratos de Di María e Xavi Simmons. Eles se transferiram para Juventus e PSV, respectivamente.
O lateral-direito Colin Dagba, por outro lado, foi emprestado para o Strasbourg.
100% em amistosos de pré-temporada
O PSG venceu todos os quatro jogos amistosos que disputou durante a pré-temporada. Derrotou o US Quevilly (clube de divisões inferiores do futebol francês) por 2 a 0.
Além disso, venceu Gamba Osaka, Urawa Reds e Kawasaki Frontale num tour que fez no Japão. Os placares foram 6 a 2, 3 a 0 e 2 a 1 respectivamente.
PSG renova com craque
O clube presidido por Nasser Al-Khelaifi conseguiu impedir que o atacante Kylian Mbappé saísse de graça e estendeu o vínculo do jogador por mais três anos.
O francês estava cotado para jogar no Real Madrid, porém decidiu permanecer.

