Home Futebol Dorival Júnior tem início superior a Jorge Jesus no Flamengo; veja os números

Dorival Júnior tem início superior a Jorge Jesus no Flamengo; veja os números

Flamengo está vivo nas três competições principais em 2022 e sonha com taças

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.

O começo de trajetória de Dorival Júnior no Flamengo é animador. Além de ótimo desempenho, a equipe apresenta resultados convincentes que faz a torcida sonhar com títulos em 2022. Depois de viver um primeiro semestre conturbado no comando de Paulo Sousa, o Rubro-Negro conseguiu “arrumar a casa” e reagir na parte decisiva do ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O sucesso inicial de Dorival é tão grande que ele superou Jorge Jesus em números. Desde que o ‘Mister’ deixou o clube em 2020, todos os treinadores seguintes tiveram que lidar com seu “fantasma”. Aos poucos o treinador brasileiro vai superando esse “trauma” e construindo sua própria história no Flamengo.

Em 16 jogos, Dorival soma 11 vitórias, um empate e quatro derrotas, com 33 gols marcados e 12 sofridos, um aproveitamento de 70,8%. Mais do que os números, os méritos se passam também pelas grandes classificações contra Tolima e Atlético-MG, em Libertadores e Copa do Brasil, e pelo desempenho. Ele mudou o esquema tático e conseguiu potencializar as individualidades do time.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para efeito de comparação, neste mesmo recorte de jogos, Jorge Jesus conquistou 10 vitórias, quatro empates, dois empates, além de 34 gols marcados e 11 sofridos. O aproveitamento é o mesmo, mas o português enfrentou a eliminação na Copa do Brasil para o Athletico Paranaense logo no início de seu trabalho.

Dorival chegou em um contexto de muita pressão. Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho e Paulo Sousa enfrentaram pressão de diversas formas, mas o atual técnico do Flamengo teve que lidar com a soma de resultados negativos que se acumularam no clube desde o ano passado, além de problemas nos bastidores.

O Flamengo está vivo nas três competições: Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e Brasileirão Série A. O treinador explicou o que procurou fazer logo após sua chegada no clube:

PUBLICIDADE

“Quando você assume o comando de uma equipe, primeiro precisa buscar um norte. Nada do que eu fale, eu vá fazer uma comparação com o trabalho anterior (de Paulo Sousa). Respeito todo o trabalho. Quando você assume o clube, tem consciência do momento da equipe. Respeito os que estavam aqui. Você dá um norte aos jogadores. Você mostra isso em vídeos, mensagens, movimentos e mostra isso em campo, isso é o trabalho tático”, explicou Dorival, que completou:

PUBLICIDADE

“Natural que com o calendário maluco, a dificuldade é muito grande. Mas todo tempo possível é aproveitado. Eles perceberam coisas positivas. Ajustes nós fizemos, principalmente com o Arrascaeta que é um jogador de grande nível. Se continuar jogando assim, sabemos que coisas incríveis aconteceram. É um trabalho em conjunto. Abordamos todos os aspectos possíveis para melhorar. Eles vêm acreditando, as coisas vêm se abrindo e mostramos apresentações como estamos mostrando”, explicou o treinador do Flamengo.

Better Collective