Home Automobilismo F1: Ferrari manda Leclerc ao pit stop, piloto é punido e perde posição

F1: Ferrari manda Leclerc ao pit stop, piloto é punido e perde posição

Piloto da Ferrari estava à frente de Fernando Alonso, mas estratégia permitiu que o bicampeão da F1 ganhasse uma posição

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

A Ferrari cometeu mais uma decisão que pode ser encarada como questionável em relação a Charles Leclerc, na temporada 2022 da F1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Neste domingo (28), a equipe italiana mandou o piloto monegasco ao pit stop faltando cerca de duas voltas para o fim do Grande Prêmio da Bélgica, no circuito Spa Francorchamps.

O plano era que Leclerc obtivesse a volta mais rápida da prova e roubasse o ponto extra conquistado pelo vencedor da corrida, Max Verstappen.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O europeu estava em 5° lugar e tinha pouco mais de 19 segundos de vantagem em relação ao ainda 6° colocado, Fernando Alonso, antes da parada.

Depois de voltar à pista, Leclerc foi ultrapassado por Alonso, mas conseguiu reconquistar a quinta colocação e completou primeiro a última volta do GP da Bélgica.

No entanto, o ferrarista foi punido em cinco segundos pela FIA. O motivo: ele excedeu o limite de velocidade no pit lace.

PUBLICIDADE

Com isso, Leclerc, que tinha uma distância confortável para terminar a prova em 5° lugar, perdeu uma posição e foi deslocado para sexto, atrás justamente de Fernando Alonso.

PUBLICIDADE

Ferrari também errou na qualificação para o GP da Bélgica

Este não foi o único erro cometido pela equipe italiana na 14ª prova da temporada 2022 da F1.

PUBLICIDADE

No treino de classificação, os engenheiros da Ferrari se enganaram ao trocar os pneus.

Eles colocaram acessórios usados, ao invés de novos no carro de Charles Leclerc.

O detalhe foi motivo de conversa via rádio entre o piloto monegasco e a equipe. O engano foi reconhecido depois do piloto perceber que havia algo fora do normal.

Leclerc poderia estar mais perto do título da F1

Com o resultado, o esportista Ferrari caiu para o terceiro lugar no campeonato de pilotos.

PUBLICIDADE

Leclerc agora tem 186 pontos, quase cem a menos em relação ao líder e atual campeão da F1, Max Verstappen, que tem 284 pontos.

O vice-líder é o segundo piloto da Red Bull Racing, Sergio Pérez. O mexicano chegou aos 191 pontos.

Vale destacar que este não é o único erro de estratégia cometido pela montadora italiana em relação a Charles Leclerc.

No GP de Mônaco, por exemplo, a equipe solicitou que o piloto fosse ao pit stop, mas escolheu o pior momento possível.

PUBLICIDADE

Isso porque o outro piloto da Ferrari, Carlos Sainz, já estava na garagem e, com isso, Leclerc caiu de primeiro para o quarto lugar. A prova foi vencida por Pérez.

Outro decisão questionável ocorreu em Siverstone. Leclerc liderava a prova até poucas voltas para o encerramento. No entanto, um acidente paralisou a prova e o safety car entrou na pista.

A Ferrari optou por chamar apenas Carlos Sainz para o pit stop e manteve o monegasco na pista com pneus desgastados. Mais uma vez, Leclerc caiu de primeiro para quarto.

Better Collective