O apaixonado pela Fórmula 1 finalmente vai ver a categoria retornando nesse fim de semana, depois de três semanas de férias, com uma corrida como o GP da Bélgica que foi palco de um dos maiores acidentes da categoria. E é sobre isso que nós do site Torcedores resolvemos lembrar.
O ano era 1998 e o finlandês Mika Hakkinen largava na pole position do GP da Bélgica com a sua McLaren F1 seguido do seu companheiro de equipe, o escocês David Coulthard e do inglês Damon Hill, que guiava pela Jordan.
Chovia no circuito de Spa-Francorchamps e, aparentemente, tudo corria bem naquele GP da Bélgica após Hakkinen largar bem e manter a liderança após a primeira curva, porém logo a seguir um dos acidentes mais espetaculares de toda história da Fórmula 1 aconteceria.
Erro de David Coulthard deu início ao caos
David Coulthard tocou na Ferrari do irlandês Eddie Irvine, o que fez com que a sua McLaren F1 atravessasse toda a pista e desencadeou uma série de colisões, com um total de doze carros evolvidos. Foram eles: Eddie Irvine, Alexander Wurz, Rubens Barrichello, Jos Verstappen, Johnny Herbert, Olivier Panis, Jarno Trulli, Mika Salo, Pedro Paulo Diniz, Toranosuke Takagi, Ricardo Rosset e Shinji Nakano.
Coulthard se envolveu em outro acidente na relargada
Com seu carro reserva, Coulthard ainda se envolveu em outro acidente no GP da Bélgica de 1998, quando Michael Schumacher, que liderava, estava prestes a colocar uma volta no escocês da McLaren F1, quando a sua Ferrari aquaplanou, fazendo o alemão encher a traseira de Coulthard e o deixando com apenas três rodas.
Após parar seu carro, Schumacher foi furioso tirar satisfações com Coulthard no box da McLaren F1, afirmando que o escocês “era um assassino” por pilotar daquela maneira na pista molhada do GP da Bélgica. Cinco anos depois, Coulthard admitiu seu erro, dizendo que desacelerou para o alemão passar em um ponto errado do circuito de Spa-Francorchamps, onde os carros chegavam a grandes velocidades.
GP da Bélgica de F1 terminou com pódio alternativo naquele ano
No final, a Jordan fez a dobradinha no GP da Bélgica de 1998, com Damon Hill em primeiro e Ralf Schumacher em segundo lugar e Jean Alesi com a Sauber em terceiro.

