Uma notícia causou tristeza no mundo do futebol americano. A lenda do Kansas City Chiefs, Len Dawson, morreu nesta quarta-feira (24). O comunicado foi feito pela sua família.
Em nota, a família de Dawson disse que o histórico quarterback faleceu ao lado da mulher, Linda.
“Ele foi um marido, pai, irmão e amigo maravilhoso”, escreveu a família de Dawson. “Len foi sempre grato e muitas vezes impressionado com os inúmeros laços que ele fez ao longo da carreira no futebol americano e como comentarista”.
“Ele amava Kansas City e, não importava quanto tempo as suas viagens duravam, ele não podia esperar para voltar para casa”.
No começo deste mês, Dawson deu entrada em um hospital especializado em cuidar de pessoas em final de vida. Na nota, a família agradeceu aos doutores e enfermeiras por demonstrar “tremendo amor e compaixão” com ele.
“A franquia perdeu uma verdadeira lenda”, disse o presidente e diretor executivo dos Chiefs, Clark Hunt, em comunicado. “Nossos pensamentos e orações para Linda e a família dele”.
Carreira de Dawson na NFL
Len Dawson, escolhido na quinta escolha geral do Draft de 1957, se tornou o quarterback titular do Dallas Texans em 1962 e se tornou um dos maiores nomes da franquia quando ela se mudou para Kansas City e passou a se chamar Chiefs.
O astro jogou pela equipe por 14 temporadas e levou o time ao Super Bowl I, mas os Chiefs foram derrotados pelo Green Bay Packers. Posteriormente, ele viria conquistar o título do Super Bowl IV, em 1969, batendo o Minnesota Vikings.
Durante a carreira, Dawson somou 28.711 jardas passadas e 239 touchdowns lançados e se aposentou em 1975. Logo depois da sua aposentadoria, tornou-se um comentarista de futebol americano de sucesso.
Dawson foi eleito para o Hall da Fama como jogador em 1987 e como comentarista, em 2012. Por fim, a camisa número 16 foi aposentada pelos Chiefs em sua homenagem.

