Home Futebol Luxemburgo destaca a sua contribuição no Palmeiras que conquistou a Libertadores: “Grande sacada”

Luxemburgo destaca a sua contribuição no Palmeiras que conquistou a Libertadores: “Grande sacada”

Treinador comandou o Palmeiras pela última vez em 2020; pouco evolução técnica e tática foi o motivo apontado pela demissão

Marcel Rauen
Marcel Rauen é jornalista formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) que atua na área esportiva há cerca de 15 anos. É fã e praticante de esportes em geral, mas principalmente de futebol. Escreve no Torcedores desde 2015 sobre o dia a dia dos clubes brasileiros e sobre a mídia esportiva

Depois da campanha abaixo da expectativa em 2019, a diretoria do Palmeiras anunciou mudanças na época. A expectativa era pela chegada de treinador espanhol Miguel Ángel Ramírez, então no Independiente del Valle, mas o treinador não aceitou o convite.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O plano B do Verdão foi então trazer Vanderlei Luxemburgo, treinador já em baixa no mercado e há bastante tempo sem trabalhos elogiáveis.

Sob o comando do experiente treinador, o Palmeiras conquistou o Paulistão daquele ano, mas perdeu fôlego na sequência da temporada. Assim, Luxa acabou demitido em outubro, sob a justificativa de que o time não conseguia mais evoluir tática e tecnicamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em entrevista aos Reis da Resenha, da rádio Jovem Pan, na noite da última segunda-feira (29), Luxemburgo revelou qual foi sua grande contribuição naquele time, que, ainda na temporada 2020, já com Abel Ferreira como treinador, ganhou a Libertadores e a Copa do Brasil.

Essa foi a grande sacada. Eu falava assim: ‘o Felipe Melo toma muito cartão amarelo por que?’ Porque ele já não consegue chegar no meio de campo, com aquele tamanhão dele, com aquele peso dele. Vai chegar sempre atrasado (nas divididas). Falei: ‘vou trazer ele um pouco para trás, porque é só você recuar um pouquinho que ele vai ver o jogo de frente’“, apontou Luxemburgo.

E aí eu tive uma saída de bola excelente. Quantos gols eu fiz com saída de bola e lançamentos em diagonal“, completou o veterano treinador, de 70 anos de idade.

PUBLICIDADE

Felipe Melo já havia sido utilizado como zagueiro com Cuca no Palmeiras

Apesar de Luxemburgo apontar que foi sua a ideia de utilizar Felipe Melo mais recuado, como zagueiro, em 2017, Cuca já havia percebido que o volante poderia se adaptar na nova posição.

“Esse é um tema que eu conversei com o Felipe. Ele já fez esse trabalho contra o Internacional, na Copa do Brasil, e foi muito bem. Tem o controle da posição, sabe se posicionar muito bem, tem liderança. Penso, sim, nele como zagueiro também, até pela dedicação que está demonstrando nos treinamentos”, disse Cuca na época.

Better Collective