Ainda faltam oito anos, mas países já se mobilizam para sediar a Copa do Mundo de 2030. Na América do Sul, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai desejam sediar a competição de seleções mais importante do futebol mundial juntas, e lançaram sua candidatura para competir com Portugal e Espanha, além de outros países postulantes ao evento. É a primeira vez que quatro nações se juntaram para sediar o evento.
Além dos Sul-Americanos, também lançaram candidatura países como Portugal e Espanha, na Europa; a China, na Ásia; um bloco de europeus formado por Grécia, Bulgária, Romênia e Sérvia; e também o Marrocos, no Oriente Médio.
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez., está esperançoso para conseguir o direito de sediar a Copa do Mundo de 2030. Um dos aspectos que o mandatário acha que pode influenciar na escolha pro parte da FIFA é o Centenário desde o primeiro mundial, que o Uruguai sediou no ano de 1930:
“É o sonho de um continente. De uma cidade uruguaia, compartilhada por outras três cidades. A América do Sul entende que o futebol tem que reconhecer e não contestar. Haverá mais Copas do Mundo, mas 100 anos serão cumpridos uma única vez e você terá que voltar para casa. É motivo mais do que suficiente para a Fifa aceitar que se trata de uma candidatura única. Com o passar dos anos haverá outras possibilidades para outros continentes” – declarou Alejandro Domínguez.
Copa do Mundo com três países pela primeira vez na história
A Copa do Mundo de 2026 será, pela primeira vez, sediada por três países: Canadá, Estados Unidos e México, todos da América do Norte. É a primeira vez na história em que a competição será sediada com três países em conjunto como sedes e com 48 seleções na disputa.
Cafu exalta possível adversário do Brasil nas oitavas da Copa do Mundo: "Temíveis" – https://t.co/GO6kf8RLpb
— Torcedores.com (@Torcedorescom) August 2, 2022

