Antes de mais nada, é difícil acreditar que jogadores brasileiros atravessam o mundo para atuar na Austrália. Nesta semana, o Torcedores.com noticiou a ida do atacante Yan Sasse que deixou o América-MG para atuar no Wellington Phoenix.
Além do ex-jogador de Coritiba e Vasco, a A-League terá outros dois jogadores brasileiros que chegaram com o status de astros do futebol. O zagueiro Marcelo, que foi revelado pelo Santos, ex- PSV Eindhoven, Besiktas, Olympique Lyon e Bordeaux é o novo reforço do Western Sidney.
O atacante Matheus Moresche, cria das divisões de base do Vasco da Gama, passou por equipes da Letônia, Bielorrússia e Singapura antes de ser contratado pelo Central Coast Mariners. É, portanto, um verdadeiro desbravador do futebol.
Desde que o Campeonato Australiano foi criado, em junho de 2005, os dirigentes locais têm investido pesado na contratação de jogadores estrangeiros e, principalmente, brasileiros para ajudar no desenvolvimento da competição.
Ao longo da história, o país que mais forneceu atletas para lá foi a Inglaterra com 51 no total. O segundo posto pertence a Espanha com 38 e logo em seguida vem o Brasil com 36. Quem abriu as portas do futebol australiano para os brasileiros foi o volante Jefferson Souza.
Com carreira de pouco destaque por aqui, ele surgiu nas divisões de base do Flamengo. Posteriormente, passou por Olaria-RJ e Criciúma-SC até ser contratado pelo extinto Gold Coast United. Agora, e os outros?
O Torcedores.com relacionou sete jogadores que desbravaram o futebol australiano. Alguns tiveram passagem de destaque. Por outro lado, existem atletas que não deixaram saudades por lá. A reportagem apresenta por onde eles andam. Confira!
Amaral
Volante
49 anos
Aposentado
Multicampeão por Corinthians, Palmeiras e Vasco, Amaral rodou por clubes do Catar, Polônia e Indonésia antes de se aposentar jogando pelo Capivariano-SP, em 2015. Atuou por duas temporadas pelo Perth Glory. No entanto, foi dispensado após disputar apenas nove partidas.
Bobô
Atacante
37 anos
Sem clube
Cria do Corinthians, o atacante foi artilheiro em praticamente todos os clubes que defendeu: Besiktas, Kayserispor e Alanyaspor, todos da Turquia. Tornou-se ídolo na Austrália após quatro temporadas, 121 jogos, 71 gols pelo Sydney FC. Nesse meio tempo, venceu a Liga Australiana.
Cássio
Lateral-esquerdo
42 anos
Empresário e comentarista de televisão
Surgiu com destaque no Flamengo após conquistar o Campeonato Carioca de 2001. Após passagens por clubes do México, Paraguai e Estados Unidos, Cássio atuou por oito temporadas com a camisa do Adelaide United. Além disso, conseguiu dupla-cidadania e chegou a defender a seleção australiana.
Juninho Paulista
Meia
49 anos
Dirigente da CBF
Titular na seleção brasileira comandada por Luiz Felipe Scolari que venceu a Copa do Mundo de 2002, Juninho Paulista defendeu clubes como São Paulo, Vasco, Flamengo e Palmeiras. Antes de se aposentar pelo Ituano-SP, atuou pelo Sidney FC em 2007.
Mário Jardel
Atacante
48 anos
Aposentado
Multicampeão por Grêmio, Mário Jardel teve passagem apagada pelo futebol australiano. Após assumir ter sido usuário de drogas, o atacante o mundo do futebol rejeitá-lo. Em 2007, foi contratado pelo Newcastle Jets onde passou em branco nos 11 jogos que fez pelo clube.
Raphael Rodrigues
Atacante
18 anos
Melbourne City
Você, provavelmente, nunca ouviu falar nele! Filho do ex-atacante brasileiro Cristiano Santos, que fez carreira no Adelaide United, Raphael Rodrigues é o maior astro do futebol australiano na atualidade. Aos 18 anos, é o craque do Melbourne City, braço do Manchester City na Oceania, integrante do Grupo City.
Nascido na Holanda, mas com cidadania australiana e brasileira, ele é alvo constante de equipes da Premier League. Recentemente, teve seu nome ligado ao Aston Villa e West Ham United.
Romário
Atacante
56 anos
Aposentado
Símbolo da seleção brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1994, Romário teve passagens emblemáticas por clubes como Barcelona, Flamengo e Vasco. No fim da carreira, obstinado pela marca dos 1000 gols, o Baixinho voltou para o exterior para ‘encorpar’ a lista.
Em 2006, o ‘Gênio da Pequena Área’ foi contratado pelo Adelaide United. O acordo entre as partes previa a realização de apenas quatro jogos e um cachê de R$ 480 mil. Porém, o camisa 11 teve passagem apagada por lá e sacodiu as redes inimigas apenas uma vez.
O milésimo gol da carreira, porém, veio em 20 de maio de 2007. E não foi marcado em solo australiano. A marca foi alcançada diante do Sport Recife. Após deixar o clube de São Januário, Romário se despediu oficialmente do futebol atuando pelo America-RJ.

