Home Automobilismo Zanardi é internado após incêndio em sua casa na Itália

Zanardi é internado após incêndio em sua casa na Itália

Ex-piloto foi internado as pressas em um hospital na Itália; Zanardi foi bicampeão da Fórmula Indy e medalhista paralímpico

Bruno Bravo Duarte
Jornalista e editor com atuação nos portais Torcedores.com e Naspistas.com. Teve passagens por Euqueroinvestir.com, Jornal Povo, Niterói TV, Jornal A Orla e Jornal do Rock. Apaixonado por futebol e automobilismo, torcedor do América-RJ, tifosi de carteirinha e Youtuber nas horas vagas.

O ex-piloto e atleta paralímpico, Alessandro Zanardi, precisou deixar a sua residência após um incêndio. O fogo começou no sistema fotovoltaico da instalação, que fornece energia através de placas solares. Zanardi, que reside em Noventa Padovana, na Itália, foi encaminhado ao centro médico de Vicenza.

PUBLICIDADE

Os bombeiros foram chamados e conseguiram conter as chamas que se espalhavam pela casa. Alex se recupera de um grave acidente de handbike sofrido em 2020 e por precaução, a família optou por internar o piloto, após o incidente, em uma unidade de saúde.

O italiano conquistou o bicampeonato da Fórmula Indy, antiga CART, nos anos de 1990 e recebeu quatro medalhas de ouro paralímpicas, nos jogos de Londres 2012 e Rio 2016. Em junho de 2020, Zanardi sofreu um grave acidente ao ser atingido por um caminhão enquanto treinava. O piloto ficou internado por um ano e meio em um hospital e continuou o tratamento em casa, onde vive monitorado por máquinas pela família.

PUBLICIDADE

Carreira de Zanardi

Alex Zanardi conseguiu um lugar na Fórmula 1 após perder o título para Christian Fittipaldi, na Fórmula 3000 em 1991. No mesmo ano, o italiano fez três corridas pela Jordan e assinou com a Lotus para 1992, onde permaneceu até 1994.

Na metade da década de 1990, Zanardi desbravou o automobilismo norte-americano e conseguiu um lugar na Chip Ganassi para disputar a Fórmula Indy. Foi nos Estados Unidos que o piloto virou uma lenda, conquistou os títulos de 1997 e 1998 e chamou novamente a atenção da Fórmula 1. O retorno aconteceu na temporada de 1999, pilotando uma Williams.

Na equipe britânica, o rendimento não foi dos melhores e sem um emprego na principal categoria do automobilismo mundial, Alex Zanardi reapareceu em 2001 na Fórmula Indy, dessa vez, com um contrato com a Mo Nunn Racing. No mesmo ano, o italiano teve o fim de sua carreira decretado, após um choque com Alex Tagliani no GP da Alemanha, realizado em Lausitzring. Com a força do impacto, Zanardi perdeu as duas pernas.

Apesar dos obstáculos, Alex não desanimou. O piloto retornou ao circuito no ano seguinte e completou as 13 voltas que faltavam em um carro adaptado. Zanardi também teve participações no WTCC (Mundial de Carros de Turismo) e conseguiu vencer etapas com uma BMW. Apesar do bom desempenho nas pistas de automóveis, Alex encontrou um novo foco nas competições paralímpicas.

PUBLICIDADE

A primeira maratona do italiano foi em 2007, em Nova York. Zanardi chegou em quarto na competição das handbikes, que são as bicicletas de mão. Quatro anos depois de sua estreia na categoria retornou a cidade norte-americana para vencer a maratona e ainda conquistou a etapa de Veneza. O bom resultado garantiu uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Londres, onde conquistou medalha de ouro e de prata. O feito foi repetido quatro anos depois, nas Paralímpiadas do Rio de Janeiro.