Atualmente apenas na Conmebol TV, a Sul-Americana retornará à TV aberta em 2023 após o SBT ficar com os direitos de transmissão. Porém, a Conmebol já quer que a competição vá para a grande massa no Brasil em 2022, já que terá o São Paulo na decisão contra o Independiente Del Valle, do Equador.
Por isso, segundo publicação do jornalista Marcel Rizzo, em sua coluna no UOL Esporte, a atual direção da confederação quer “destravar acordos comerciais” para que a partida vá ao ar em TV aberta no Brasil. Atualmente, apenas o pay-per-view da Conmebol TV conta com a final, mas já estão abertas as conversas para que o sinal seja aberto para assinantes Sky e Claro.
Quanto à TV aberta, o SBT deve ser o dono da transmissão da final e, assim, transmitir o São Paulo na final para todo o Brasil. Haviam rumores de que a Globo estaria negociando pela partida, mas segundo a publicação, a emissora carioca sequer negocia para transmitir a partida.
ESPN pode receber final na TV fechada
Além da abertura de sinal da Conmebol TV, a ESPN também pode ficar com a transmissão de São Paulo x Del Valle, em Córdoba, na Argentina, em TV fechada. A emissora do Grupo Disney também poderá transmitir a final, mas ainda está em fase de negociações.
A operação, segundo Rizzo, não é simples, já que teria que passar por uma série de acordos comerciais. As empresas que querem transmitir a final teriam que pagar um alto valor para compensar o que foi pago por patrocinadores exclusivos, que são os que contribuem para a existência da Conmebol TV. O canal em pay-per-view existe desde 2020, basicamente para transmitir a Sul-Americana e alguns jogos da Libertadores para o Brasil.

