Home Futebol Jogador pode perder a Copa do Mundo após ser punido por doping; confira

Jogador pode perder a Copa do Mundo após ser punido por doping; confira

Meio-campista corre o risco de sair da Copa do Catar em 2022 por ter quebrado protocolo de política contra o doping

Daniel Coelho
Produtor de conteúdo, publicitário, designer gráfico, fotógrafo e apaixonado pelo esporte. No Instagram @unkvegan

Para a maioria dos jogadores do futebol mundial, um dos maiores sonhos é participar da Copa do Mundo. Porém, para Keita Baldé, meio-campista do Senegal, este sonho corre o risco de não ser realizado após o jogador ser julgado por quebrar o protocolo antidoping estabelecido pela entidade.

PUBLICIDADE

Jogador pode perder a Copa do Mundo após ser punido por doping; confira

Apesar de não ter sido detectada nenhuma substância que configurasse o doping do atleta, Keita Baldé foi punido por ter violado um dos protocolos. A entidade, por sua vez, deu a seguinte declaração: “Uma amostra retirada de Keita naquele dia não encontrou substâncias proibidas. No entanto, de acordo com o código disciplinar, qualquer sanção relacionada ao doping imposta por outra associação desportiva nacional ou internacional, organização nacional antidoping, é automaticamente aceita pela FIFA e deve ser reconhecida por todas as confederações e associações”, seguiu o comunicado.

Na ocasião, não foi especificada qual foi a violação cometida pelo jogador, que segue lutando para que a decisão sobre a sua situação seja revisada. A punição foi emitida pelo Tribunal Nacional Antidoping da Itália e é válida até 5 de dezembro, data que deve ser posterior a grande final da Copa do Mundo de 2022 no Catar.

PUBLICIDADE

O jogador poderá voltar aos treinos do Spartak, seu novo clube, 22 dias antes do final da sua proibição. Com a baixa, Keita Baldé perderá a chance de enfrentar na primeira fase da Copa do Mundo de 2022 as seleções da Holanda, Catar e Equador, que fazem parte do grupo A na competição.

Dirigentes da Seleção do Senegal ainda não deram nenhum esclarecimento ou posicionamento em relação à punição do atleta que compunha a “espinha dorsal” do time africano.