Neymar está inspirado na temporada 2022/23 e é o artilheiro do Campeonato Francês. Nesta segunda-feira (12), o camisa 10 foi indicado a um prêmio na França: ele concorre com Florian Sotoca, da sensação Lens, e o companheiro Lionel Messi pelo título de melhor jogador da Ligue 1 no mês de agosto.
Em grande momento na carreira aos 30 anos, Neymar é o artilheiro da liga nacional da França, com oito gols em sete jogos. Além do mais, soma seis assistências e é o vice-garçom. Já o argentino assumiu um papel de armador e está em uma fase menos artilheira em comparação com outros períodos da carreira: são três bolas nas redes e sete passes para gols do camisa 30.
Kylian Mbappé foi o único do trio que ficou de fora da disputa. Em meio aos problemas com Neymar, o francês tem sete gols na Ligue 1, sem assistências até o momento. Na partida do último sábado (10), contra o Brest, o brasileiro foi destaque com o gol decisivo da vitória, enquanto o jovem europeu não jogou bem e perdeu alguns lances.
A boa fase de Neymar rende elogios de Christophe Galtier, o treinador do Paris Saint-Germain:
“Já se passaram dois meses e meio desde que descobri o homem (que Neymar é). O jogador, não o descubro desde que está conosco há cinco anos e sempre considerei que ele era um dos melhores jogadores do planeta. Mas tenho um olhar muito mais informado e apurado sobre o que o vejo fazendo todos os dias em sua preparação, no investimento que ele tem antes do treino, durante o treino e após o treino”, enalteceu o treinador do PSG.
“E se hoje ele ultrapassou Pauleta, é porque ele está tendo um bom começo de temporada e que ele coloca muita seriedade e concentração em seu trabalho. Ele é muito motivado. Tanto a nível pessoal como também pelos seus parceiros e pelo interesse da equipe. Ele é um grande profissional. Sabia que era um grande jogador, mas é um grande profissional que descubro com prazer todos os dias”, concluiu ele sobre Neymar, que se tornou o quarto maior artilheiro da história do clube.

