O Barcelona foi derrotado pelo Real Madrid no Santiago Bernabéu por 3 a 1 no último domingo, em duelo válido pelo Campeonato Espanhol. Com a vitória, a equipe de Carlo Ancelotti abriu três pontos na vantagem da tabela.
Devido ao resultado negativo no clássico, o presidente Joan Laporta tomou a atitude de descer até os vestiários para cobrar o árbitro Sanchez Martínez por algumas decisões tomadas durante o jogo.
No entanto, o árbitro relatou o situação na súmula, e disse que obrigou o árbitro do Barcelona se retirar do acesso dos vestiários. Laporta tentava cobrar explicações do árbitra por um lance no fim do jogo, onde houve pedido de pênalti de Carvajal em Lewandowski.
Porém, além de não ter conseguido obter resposta, Laporta ainda foi multado pelo Comitê Organizador de La Liga, que considerou as ações dignas de punição com 602 euros.
O presidente do Barcelona foi enquadrado no artigo 255 do Regulamento Geral de La Liga, que estabelece que apenas os membros as equipes de arbitragem, jogadores e treinadores tenham acesso aos árbitros.
Dentro de campo o Barcelona luta para não tentar deixar o Real Madrid ainda mais longe da liderança de La Liga, pois a equipe de Ancelotti venceu o Elche nesta quarta-feira (19) por 3 a 0.

