O Cruzeiro não conseguiu evitar algo comum para times que são campeões de maneira antecipada em pontos corridos: a queda de rendimento. Após conquistar o título e o acesso da Série B para a Série A, o time mineiro, que até tinha objetivos de quebrar recordes, viu o rendimento despencar e um jejum de vitórias começar na competição.
Com isso, segundo o departamento de matemática da UFMG, que atualiza rodada a rodada a classificação, o time perdeu a liderança do returno para outras duas equipes: Ituano e Vila Nova. Atualmente, o time do interior paulista e o time da capital goiana tem 31 pontos, ante 30 do Cruzeiro, que pausou no segundo turno após confirmar o título e vem de quatro jogos sem vencer, sendo três derrotas seguidas.
O aproveitamento do time de Paulo Pezzolano no returno despencou para a casa dos 58%, enquanto Ituano e Vila Nova chegaram a 64%. Vale destacar que mais um time pode ultrapassar o Cruzeiro na tabela do returno. O Criciúma encara o Vasco no sábado e, caso vença, também chegará ao aproveitamento dos citados Ituano e Vila Nova.
Cruzeiro não venceu após conquistar o título da Série B
O Cruzeiro pode completar um mês sem vitória na Série B. Após confirmar o título após vitória sobre a Ponte Preta, o time mineiro entrou em campo quatro vezes e não triunfou nenhuma delas. Primeiro, empatou em casa com o Ituano, por 1 a 1, no jogo da festa pela taça. Depois, acumulou três derrotas.
O time perdeu para o Sport, por 3 a 1, na Ilha do Retiro, para o Vila Nova, por 1 a 0, no OBA, em Goiânia, e por 1 a 0 para o Guarani, no Mineirão, sendo a primeira derrota da equipe jogando em casa em toda a Série B. Agora, restam dois jogos para a equipe mineira buscar a recuperação. O Cruzeiro enfrenta o Novorizontino, fora de casa, e o CSA, em casa, na rodada final.

