Home Futebol Gustavo Scarpa ocupa posição de “maestro” que era de Veiga, no Palmeiras

Gustavo Scarpa ocupa posição de “maestro” que era de Veiga, no Palmeiras

Após lesão de Raphael Veiga, meia assumiu o protagonismo do meio de campo do Palmeiras, sendo um dos principais jogadores da equipe no Brasileirão

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Líder do Campeonato Brasileiro com 67 pontos, o Palmeiras tem o melhor ataque da competição, com 53 gols marcados. Desses, 18 tiveram a participação de Gustavo Scarpa, sendo cinco gols e 13 assistências, conforme dados do site Footstats.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Inclusive o meia do Verdão lidera o posto de ‘garçom’ do campeonato. Arrascaeta do Flamengo aparece em segundo, com nove assistências.

Um fato importante é que esse crescimento como ‘maestro alviverde’ apareceu após a lesão de Raphael Veiga no dia 30 de agosto. Sem o camisa 23, Gustavo Scarpa deixou de atuar mais aberto para jogar centralizado, como meia de ligação. E a partir disso ele começou a destacar na criação de jogadas para seus companheiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Versatilidade no Verdão

Destaque na sua posição de origem, Gustavo Scarpa é um dos coringas de Abel Ferreira no Verdão. Com o técnico português ele já atuou aberto pela esquerda e também como lateral-esquerdo.

Inclusive o próprio treinador chegou a dizer que Scarpa merecia chance na seleção brasileira por suas atuações na defesa alviverde, quando atuou improvisado como lateral.

Problema para o Palmeiras em 2023

O torcedor do Palmeiras lamenta a saída de Gustavo Scarpa, que optou por não renovar seu contrato, assinando vínculo com o Nottingham Forest, da Premier League.

PUBLICIDADE

Vale citar que a diretoria do Verdão fez o possível para manter Scarpa no elenco. Sem conseguir reverter a situação, a opção foi investir na compra de Bruno Tabata junto ao Sporting por 5 milhões de euros (quase R$ 26 milhões). O novo meia já fez 10 jogos desde que chegou ao clube, mas até o momento não convenceu o torcedor.

PUBLICIDADE

Por outro lado, Gustavo Scarpa caminha para deixar o Palmeiras em alta. Tanto que Tite já fez diversos elogios ao atleta e não descarta até mesmo contar com o jogador na Copa do Mundo do Catar.

Mais informações do Palmeiras

Com quase 99% de chances de ser campeão, o Verdão vive a expectativa de confirmar o título de forma antecipada nas próximas rodadas. Hoje a diferença de pontos para o Internacional, 2º colocado, é de 10 pontos. Dessa forma, se o aproveitamento de ambos seguir o mesmo, o Palmeiras poderia garantir o título na 35ª rodada.

Além disso, caso o Colorado tropece, o time de Abel Ferreira poderá confirmar a taça com mais rodadas de antecedência.

PUBLICIDADE

Podendo se aproximar ainda mais do título, o Palmeiras terá o clássico contra o São Paulo no próximo domingo (16), às 16, no Allianz Parque.

Para este duelo o Verdão não poderá contar com Rony, suspenso pelo 3º cartão amarelo. Abel Ferreira tem diversas opções para substituir o atacante. Merentiel é quem parece ser favorito a começar o clássico. Já as outras opções são Rafael Navarro, José Lopez e Endrick, que fez seu primeiro jogo como profissional na goleada frente o Coritiba.

Better Collective