Júlio César despontou muito bem nas divisões de base do Sport Recife e rapidamente acabou negociado com o Atlético-MG no começo de 2020. Entretanto, o meia-atacante não conseguiu chances para se firmar entre os profissionais. Por isso, a diretoria alvinegra decidiu coloca-lo na vitrine do mercado da bola.
O Torcedores.com que Júlio César não será relacionado para a pré-temporada do clube no começo de 2023. Ele será emprestado para adquirir mais experiência a fim de retornar mais maduro a Cidade do Galo no futuro. Por isso, o meia-atacante será emprestado a Inter de Limeira até o fim da próxima temporada.
Números na base do Atlético (2021 – 2022)
Jogos: 63
Titular: 52
Reserva utilizado: 11
Gols marcados: 12
Assistências: 9
Minutos em campo: 4290
O acordo entre as diretorias não prevê a compra dos direitos econômicos por parte da equipe paulista. No entanto, o contrato que está sendo elaborado possui gatilhos que podem ser acionados pelo Atlético-MG. Porém, dois termos chamam a atenção: o retorno do jogador no caso de solicitação da comissão técnica e a liberação imediata se for negociado para o exterior.
A Inter de Limeira, por outro lado, terá direito a 10% de taxa de vitrine caso o meio-campista seja vendido pelo Atlético-MG durante a cessão. A porcentagem visa valorizar a parceria com o clube paulista que pode se beneficiar de outros jogadores formados no Galo que não serão aproveitados em 2023.
Competições que disputou pelo Atlético-MG (2021 – 2022)
Campeonato Brasileiro sub-20: 42
Copa do Brasil sub-20: 11
Copa São Paulo de Futebol Júnior: 3
Supercopa do Brasil sub-20: 1
Campeonato Mineiro sub-20: 6
Ainda segundo apurou a reportagem, o Atlético-MG não irá receber compensação financeira na transferência, ou seja, o atleta será emprestado de graça a Inter de Limeira. Entretanto, o Lesão da Paulista ficará responsável pelo pagamento integral dos vencimentos dele. Atualmente, Júlio César ganha R$ 10 mil na equipe mineira.
Essa não é a primeira vez que a Inter de Limeira tenta a contratação de Júlio César. Em abril, por exemplo, o clube tentou o empréstimo dele visando reforçar o elenco na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. No entanto, as conversas não avançaram e o jogador seguiu à disposição do time sub-20.
Ao longo desta temporada, o jogador foi convocado algumas vezes por Antonio Mohamed, ex-técnico do Atlético-MG, para treinar com o elenco principal. Apesar disso, ele não chegou a estrear no time profissional. Com a saída do argentino e a chegada de Cuca, o garoto perdeu espaço e foi ‘rebaixado’ para os juniores. Pelo clube, integrou o grupo que venceu o Campeonato Mineiro de 2021.

