A Alpine autorizou a ida de Oscar Piastri para a McLaren, depois de longa negociação envolvendo o australiano e a equipe. De acordo com o Motorsport.com, os franceses não estavam interessados em ceder o piloto para os ingleses, mas ambas as partes chegaram a um consenso.
Com a saída de Fernando Alonso para a Aston Martin, em 2023, Piastri foi visto como um possível sucessor para o espanhol na equipe. Entretanto, o australiano optou por substituir Daniel Ricciardo na McLaren, o que gerou um grande mal estar na Alpine.
Mesmo com a relação abalada, o atleta manteve a sua função na equipe, como piloto reserva. Piastri não poderia efetuar nenhum trabalho com a McLaren, mas precisou negociar a sua liberação com a equipe francesa. Vale destacar que o chefe da Alpine, Otmar Szafnaur, afirmou que Piastri só estaria livre após o encerramento da temporada.
Em meio as incertezas, o australiano conseguiu negociar um teste pela McLaren na última semana, em Paul Ricard. Segundo o Motorsport.com, a possível rescisão entre Piastri e Alpine não foi confirmada oficialmente.

