Após 8 anos, a Argentina volta a final de uma Copa do Mundo e para ganhar a competição, terá de superar um tabu que persegue a seleção alviceleste: já são 32 anos sem ganhar de campeões mundiais no torneio.
A última vitória, porém, foi marcante. No Mundial da Itália, em 1990, a seleção portenha bateu o Brasil por 1 a 0, nas oitavas de final do torneio, em uma das maiores jogadas de Maradona naquele ano.
Naquele ano, a seleção brasileira não vinha bem, mas fez uma grande partida chutando três bolas na trave e bombardeando Goycochea, mas uma escapada do Pibe deixou Caniggia na cara do gol para marcar o único tento da partida.
Após esse jogo, foram mais oito disputas contra seleções campeãs do mundo e nenhuma vitória no tempo normal ou na prorrogação, apenas em disputas de pênaltis. Foram cinco derrotas e três empates nesse período.
Calvário da Argentina começou ainda em 1990
Na mesma edição que venceu o Brasil, a Argentina começou a sofrer desse calvário. Os portenhos enfrentaram a Itália na semifinal, empatando por 1 a 1 e passando nos pênaltis. Já a final foi uma derrota para a Alemanha por 1 a 0, jogo até hoje contestado.
Já na Copa da França, os argentinos conseguiram buscar um empate por 2 a 2 com a Inglaterra e passaram nos pênaltis. Porém a vingança inglesa veio quatro anos depois, na Copa do Mundo dividida entre Japão e Coreia, com uma vitória por 1 a 0 na fase de grupos.
Porém a Alemanha aparece como maior algoz recente em Copas do Mundo. Além da final de 1990, a Argentina foi eliminada em mais três edições seguidas para os alemães: 2006, com uma derrota nos pênaltis; 2010, com uma goleada por 4 a 0; e na final do Mundial do Brasil, comum gol no último minuto da prorrogação.
A última vez que a Argentina enfrentou um campeão do mundo foi em 2018, curiosamente contra a França, adversária da final deste ano. Apesar de vir cambaleante, os portenhos fizeram um jogo duro nas oitavas de final, mas perderam por 4 a 3 para Mbappé e companhia.

