Lutando para se formar no futebol desde que deixou o Fluminense em 2017, o meia Robert Santos ainda não conseguiu arrumar um clube para a próxima temporada. Ele está livre no mercado da bola há um ano, quando defendeu o São Gonçalo que disputa a Série A3 do Campeonato Carioca.
Em entrevista ao canal no YouTube “OurSports”, o técnico Marcos Valadares, que comandou Robert Santos nas divisões de base do Fluminense entre 2012 e 2015, lamentou os problemas extracampo do meia de 26 anos. Ele acredita que falta de apoio fora de campo atrapalhou o atleta.
“Eu tive a oportunidade de conviver com ele primeiro no sub-17, quando eu assumi a equipe na temporada e ele estava no primeiro ano lá. Foi para sub-20 e rapidamente chegou no profissional. Talvez foi esse um dos principais problemas do Robert. Não deve ter tido um suporte maior por trás para uma transição melhor de carreira” revelou.
Números de Robert Santos pelo Fluminense (Fonte: oGol)
Jogos: 13
Titular: 2
Reserva utilizado: 11
Gols marcados: 2
Assistências: 0
Minutos em campo: 408
Após nove partidas pela equipe profissional do Fluminense, Robert Santos foi emprestado ao Barcelona B em 2016. A princípio, foi contratado com status de grande promessa do futebol brasileiro. No entanto, o camisa 10 sequer disputou um jogo oficial pelo clube espanhol que desistiu de contratá-lo após seis meses de observação.
“A gente sabe no futebol brasileiro jovem se deslumbra muito mais fácil. Dá o dinheiro pro atleta, valoriza, salário muito alto e se mantém num ambiente onde segue com amigos de infância. Aquele contexto de noite e festas do Brasil”, disse Marcos Valadares que atualmente é integrante da comissão técnica permanente do Ceará.
Números de Robert Santos pela Seleção Brasileira Sub-15 (Fonte: oGol)
Jogos: 3
Titular: 3
Reserva utilizado: 0
Gols marcados: 3
Assistências: 3
Minutos em campo: 270
Craque de uma das gerações mais promissoras do Fluminense, Robert Santos desde muito jovem era monitorado por clubes do exterior. Antes de acertar com o Barcelona, ele integrou o elenco tricolor na disputa da Flórida Cup, nos Estados Unidos. O bom desempenho no torneio atraiu a atenção de uma equipe emergente da MLS.
“Se tivesse mais foco, poderia ter se dado melhor. Deu azar. Foi para uma competição nos Estados Unidos com uma equipe alternativa, acho que na Florida Cup. Foi bem. Ele tinha uma proposta de ir pro Orlando City. Talvez tivesse sido legal. Quando retorna, ele foi pro Carnaval, sofreu um acidente grave na Região dos Lagos”, finalizou o treinador.
Sem o mesmo prestigio de quando surgiu no Fluminense, Robert Santos ainda não acertou com nenhum clube para 2023. Após deixar as Laranjeiras, ele teve passagem sem brilho por Paysandu, Boavista e Portuguesa da Ilha. Entre 2018 e 2019, atuou no Kitchee e Hoi King, ambos do Vietnã. Seu último clube foi o São Gonçalo-RJ em 2021.

