Home Futebol Flamengo hoje: Ronaldo Angelim revela bastidores da chegada ao clube e dispensa ao Palmeiras

Flamengo hoje: Ronaldo Angelim revela bastidores da chegada ao clube e dispensa ao Palmeiras

Zagueiro ganhou diversos títulos jogando pelo Rubro-Negro

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O ex-zagueiro Ronaldo Angelim teve uma passagem vitoriosa no Flamengo. O defensor ficou no clube carioca entre 2006 e 2011, vencendo, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e alguns estaduais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Angelim, inclusive, foi fundamental na conquista do Brasileirão de 2009, fazendo o gol do título, virando o jogo contra o Grêmio, na última rodada.

Mas, a história ficou muito próxima de ser diferente. Isso porque o zagueiro estava praticamente acertado com o Palmeiras, antes de ir para o Flamengo, em 2006.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Angelim chegou ao Rubro-Negro vindo do Fortaleza, onde jogou entre 2001 e 2005, se tornando um ídolo. Marcou o gol que classificou o fortaleza para a Série A, em 2004. Em 2005, de volta à elite, foi um dos melhores zagueiros do campeonato, chamando atenção do Palmeiras, que iria disputar a Libertadores de 2006.

O zagueiro estava acertado com o Verdão, quando uma ligação do clube carioca mudou tudo e fez ele desistir do negócio com o clube paulista, indo para o Rubro-Negro, que na época, não vivia um bom momento financeiramente.

Quem contou isso foi o próprio Ronaldo Angelim, em entrevista ao podcast “TottiCastt”.

PUBLICIDADE

“Eu acertei com o Palmeiras, ia jogar Libertadores. Mas quando recebi a ligação do Flamengo, de Isaías Tinoco, Marcos Braz e Valdir Espinosa, não pensei duas vezes. Me falaram, os jogadores da época, que o clube não pagava ninguém. Nasci pobre, o que eu ganhasse era lucro. Eu não ia deixar de jogar no Flamengo por causa disso. Eu sempre fui torcedor do Flamengo, era um sonho. Nem liguei para salário e estrutura. Se eu ligasse para isso, ia para o Palmeiras, na época”, revelou o ex-zagueiro.

PUBLICIDADE

Na época, o Rubro-Negro não disputava uma Libertadores desde 2002. Antes disso, havia disputado apenas em 1993. Além disso, o Mengão não vencia um título nacional ou internacional desde 1992, quando venceu o Brasileirão.

Mas, logo em 2006, primeiro ano de Ronaldo Angelim, o clube venceu a Copa do Brasil em cima do seu maior rival, Vasco. No ano seguinte, então, voltou a disputar a competição continental.

Atualmente com 47 anos, Angelim está aposentado desde 2013, quando encerrou sua carreira no Fortaleza.

Better Collective