Logo após o Grêmio confirmar o retorno ao Brasileirão Série B, com a goleada sobre o Náutico por 3 a 0 nos Aflitos em 23 de outubro, o consenso foi geral. Ou seja, a equipe que terminou a segunda divisão como vice-campeã seria insuficiente para encarar adversários de mais peso. Dessa forma, se chegou à conclusão de que seria necessário trazer praticamente um time inteiro para o retorno à elite do futebol brasileiro, numa completa reformulação.
Então, o Grêmio literalmente seguiu o conselho de imprensa e torcida, foi às compras e contratou 10 reforços para 2023 até agora. Desse modo, o Tricolor Gaúcho que pode visto a partir desta terça (17) na decisão da Recopa Gaúcha contra o São Luiz na Arena às 19h30 (horário de Brasília) pouco lembrará o time que disputou o Brasileirão Série B no ano passado. Afinal, no reencontro dos gremistas com a equipe, serão muitas as novidades com relação ao último compromisso oficial há dois meses e meio, na goleada por 3 a 0 sobre o Brusque em 3 de novembro.
Titulares no Brasileirão Série B já deixaram o Grêmio
Na despedida do Grêmio no Brasileirão Série B, Renato Gaúcho escalou como titulares Adriel, Léo Gomes, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello, Lucas Leiva, Campaz e Gabriel Silva; Guilherme. Nesse sentido, vários jogadores que foram titulares durante a maior parte da competição acabaram poupados na despedida da temporada passada diante do Brusque. Assim, além dos goleiros Brenno e Gabriel Grando, nomes como Edilson, Nicolas e Biel, que deixariam a Arena do Grêmio, não atuaram na partida, mais Geromel e Diego Souza, que continuam em 2023.
Já Léo Gomes não renovou contrato, enquanto Lucas Leiva está afastado por conta de uma alteração em seus batimentos cardíacos. Posteriormente, outras saídas ocorreriam de jogadores que não aprovaram no Brasileirão Série B, como Elkeson e Janderson. Dessa forma, o pacotão de contratações despontou depois da eleição do novo presidente Alberto Guerra. Assim, o mandatário conseguiu cumprir a principal promessa de campanha e trouxe Luis Suárez. Então, o camisa 9 uruguaio capitaneou os reforços do Grêmio.
Então, chegaram junto com El Pistolero os seguintes nomes para o Grêmio: os laterais-direitos Fábio e João Pedro, o lateral-esquerdo Reinaldo, o zagueiro Bruno Uvini, os volantes Pepê e Felipe Carballo, os meias Franco Cristaldo e Gustavinho e o atacante Everton Galdino.
Reforços precisam ser registrados no BID
Assim, a seguinte equipe do Grêmio é esboçada para iniciar 2023, com as maiores dúvidas no meio-campo. Sem Geromel, que passou por uma cirurgia para corrigir uma lesão no menisco do joelho esquerdo, a formação teria Brenno, Fábio (Thaciano), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Bitello (Carballo ou Cristaldo), Campaz (Gustavinho) e Ferreira; Luis Suárez. Contudo, Renato Gaúcho vem mantendo mistério nos treinamentos, não dando indícios ainda de um time-base.
Portanto, as novidades do Tricolor Gaúcho aparecerão nas laterais, com Reinaldo barrando Diogo Barbosa pela esquerda. Já na direita, a tendência é que Thaciano inicie o ano improvisado, já que as opções Fábio e João Pedro recém desembarcaram em Porto Alegre. No meio, Pepê deve ser a novidade, com os estrangeiros Carballo e Cristaldo lutando por um lugar na equipe. Além disso, Gustavinho pode ser a surpresa do meio para frente. Por fim, Suárez assume o comando de ataque, e o veterano Diego Souza se torna opção.
Mas para que o torcedor do Grêmio possa ver o time com força máxima já na terça-feira (17), é preciso que os reforços sejam regularizados no BID nesta segunda-feira (16) até às 19h (horário de Brasília). Aliás, apenas Gustavinho e Everton Galdino foram registrados pela CBF, além do novo contrato de Diego Souza. Portanto, o restante das novidades gremistas, incluindo Luisito Suárez, além do vínculo renovado de Kannemann, precisam aparecer hoje para que todos estejam à disposição já amanhã diante do São Luiz, pela Recopa Gaúcha na Arena do Grêmio.

