Home Futebol Técnico conta como conseguiu mudar posição de Marcelo, ex-Real Madrid, na base do Fluminense: “Queria ser atacante”

Técnico conta como conseguiu mudar posição de Marcelo, ex-Real Madrid, na base do Fluminense: “Queria ser atacante”

Alexandre Gama trabalhou por cinco anos como técnico da base do clube carioca. Atualmente, ele comanda o Lamphun Warrior, da Tailândia

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Alexandre Gama é o principal técnico em atividade no futebol asiático. Multicampeão com passagem por vários clubes da Tailândia, o treinador também trabalhou nas divisões de base do Fluminense, onde levantou taças e viu o surgimento de muitos jogadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na base tricolor, Alexandre Gama revelou atletas que renderam frutos técnicos, esportivos e financeiros para o clube como o goleiro Fernando Henrique, o zagueiro Rodolfo, o volante Arouca, o meia Carlos Alberto, o atacante Diego Souza, entre outros.

Números de Marcelo pelo Fluminense

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Jogos: 39

Titular: 37

Reserva utilizado: 2

PUBLICIDADE

Gols marcados: 6

PUBLICIDADE

Assistências: 8

Minutos em campo: 3374

Porém, ele guarda um carinho muito grande por Marcelo, ex-lateral esquerdo do Real Madrid, hoje no Olympiacos, da Grécia. Em entrevista ao canal ”OurSports”, no YouTube, Alexandre Gama comentou a chegada do defensor ao clube

“Levaram o Marcelo e mais cinco jogadores do futebol de salão para a gente fazer uma avaliação. O Marcelo queria ser atacante. Ele já era diferente ali, mas achava que não era a posição dele. Eu o coloquei para treinar na lateral-esquerda. O Marcelo era um cara que a gente não precisava trabalhar muito. Ele tem uma inteligência tática e leitura de jogo fora do comum. Dava para perceber que ele ia se tornar um jogador diferenciado”, revelou.

PUBLICIDADE

Alexandre Gama passou cinco anos, entre as temporadas 1997 e 2002, como técnico das divisões de base do Fluminense. Depois que se tornou integrante da comissão técnica tricolor, ele acompanhou de longe o crescimento de Marcelo.

“Ele foi destaque no Campeonato Carioca Sub-17. Depois disso, o Marcelo foi convocado para seleção brasileira muito rápido. Para mim, ele é um fenômeno. Um dos melhores da posição na sua geração. O cara era tão diferente que chegou ao nível de se tornar um jogador do Real Madrid. Eu trabalhei com excelentes jogadores na base do Fluminense, mas ele era o mais diferente de todos que eu peguei lá”, finalizou o técnico do Lamphun Warrior, da Tailândia.

Números de Marcelo pelo Real Madrid

Jogos: 546

PUBLICIDADE

Titular: 482

Reserva utilizado: 46

Gols marcados: 38

Assistências: 88

PUBLICIDADE

Minutos em campo: 43208

Marcelo é um dos maiores ídolos do Real Madrid. No auge da carreira, ele também foi considerado um dos melhores jogadores de sua posição. Foram 546 jogos, 38 gols e 25 títulos oficiais utilizando a camisa merengue.

O defensor, atualmente, atua no Olympiacos, da Grécia. Ele tem contrato com o clube até junho de 2023. Insatisfeito com a reserva, Marcelo cogita buscar uma nova equipe na próxima janela de transferência. Botafogo e Fluminense desejam a contratação do veterano.

Assista a um trecho da entrevista de Alexandre Gama ao canal OurSports!

Better Collective