Home Futebol Seleção brasileira vive problema nas laterais e jogador do Flamengo é um dos analisados como “solução”

Seleção brasileira vive problema nas laterais e jogador do Flamengo é um dos analisados como “solução”

Crise na posição vem de anos, passando principalmente pelas Copas do Mundo 2018 e 2022

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A seleção brasileira vai disputar o amistoso com o Marrocos com laterais pouco conhecidos, jovens, ou ao menos longe de serem unanimidades. Os convocados por Ramon Menezes foram Emerson Royal, que passa por críticas no Tottenham, e Arthur, jovem de 18 anos do América-MG, para a lateral-direita, além de Renan Lodi, do Nottingham Forest, e Alex Telles, do Sevilla, para as laterais-esquerdas, Ambos os clubes lutam contra o rebaixamento em suas ligas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com isso, se expõe um problema e uma crise nas laterais do Brasil, que vem desde que Daniel Alves e Marcelo, donos das laterais na última década, que pareciam prontos para ocuparem as vagas de Cafu e Roberto Carlos, que deixaram a seleção em 2006, mas nunca desempenharam como em clubes.

Daniel foi reserva de Maicon em 2010 e em 2014, foi cortado por lesão em 2018, e em 2022 foi a convocação mais questionada de Tite, aos 39 anos. Enquanto Marcelo não foi para a Copa do Mundo 2010, foi titular em 2014 e 2018, mas acabou questionado, e sequer foi lembrado para 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Danilo e Alex Sandro foram os donos da titularidade em 2022, mas com mais de 30 anos não parecem dentro do próximo ciclo de Mundial. Com isso, a nova comissão técnica terá que trabalhar para encontrar atletas em alto nível para a posição.

Além dos convocados, cinco jogadores estão no radar

Segundo publicação do UOL Esporte, a comissão técnica do interino Ramon Menezes analisou outros nomes para as laterais do Brasil e os colocou no radar da equipe nacional. Um deles é o lateral-esquerdo Ayrton Lucas, do Flamengo, que tomou a titularidade do veterano Filipe Luís – que disputou a Copa do Mundo 2018 – no clube e tem sido destaque do time desde o ano passado.

Outro jogador do futebol brasileiro na mira da seleção é o jovem Khellven, para a lateral-direita. O atleta do Athletico Paranaense também está em análise. Os outros três citados pelo UOL Esporte são o lateral-direito Vanderson, ex-Grêmio, que está no Monaco, e os laterais-esquerdos Caio Henrique, ex-Fluminense, que está no Monaco, e Carlos Augusto, revelado pelo Corinthians, que está no Monza, da Itália. Este também tem cidadania italiana e pode se naturalizar.

PUBLICIDADE

Por fim, há uma expectativa pela recuperação de Guilherme Arana, do Atlético-MG, que estaria na Copa do Mundo 2022, mas sofreu grave lesão no joelho e só retorna aos gramados no segundo semestre.

PUBLICIDADE
Better Collective