Home Mídia Esportiva e bastidores Benja demitido do SBT mostra nova realidade da TV aberta, aponta Allan Simon

Benja demitido do SBT mostra nova realidade da TV aberta, aponta Allan Simon

Demissão de Benjamin Back pegou a mídia esportiva de surpresa e emissora quer reduzir gastos

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.

O SBT surpreendeu e demitiu o jornalista Benjamin Back nesta quinta-feira (20) com o argumento de “reestruturação de custos”. O jornalista ficou três anos na emissora de Silvio Santos e era o apresentador do “Arena SBT”, o principal programa de esportes da empresa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com Allan Simon, especialista em mídia esportiva, a demissão é “chocante”, pois Benja sempre foi um profissional que movimenta o mercado de anunciantes e tem força midiática. Para o colunista, o movimento do SBT mostra uma nova realidade na TV aberta brasileira: as emissoras não conseguem mais suportar o modelo antigo com diversos profissionais de peso em uma mesma equipe.

Assim como o SBT, a Globo teve uma série de demissões nas últimas semanas, incluindo o narrador Cléber Machado. Com os direitos de transmissões se dividindo entre diversas plataformas, a tendência é que os principais profissionais da área também sejam distribuídos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A emissora de Silvio Santos perdeu o pacote da Copa Libertadores da América, que era seu principal produto esportivo nos últimos anos. Com isso, automaticamente há uma baixa nos anunciantes, o que culmina com o “efeito dominó” que desencadeou com a demissão de Benjamin Back.

O objetivo é claro: gastar menos do que anos anteriores. Mesmo com a saída de Benja, o “Arena SBT” segue na grade, com Téo José sendo o comandante na próxima segunda-feira, mas ainda sem ser o nome fixo de forma oficial.

O apresentador se manifestou sobre a demissão: “Não entendi muito bem. O Arena estava com os breaks vendidos, indo bem. E teve o piloto que gravei que ficou superlegal, quem viu diz isso”, explicou Benjamin Back, que falou sobre os próximos passos da carreira:

PUBLICIDADE

“Mas faz parte, vida que segue. Estou com os meus projetos digitais, meu programa na hora do almoço que vai muito bem. É seguir em frente”, declarou, em palavras para o “Notícias da TV”.

PUBLICIDADE
Better Collective