A contratação de Fernando Lázaro como nome no comando do Corinthians foi uma das grandes surpresas no mercado da bola em 2023. Entretanto, após 15 partidas no comando, o portal Meu Timão apurou que o comandante costuma realizar substituições de atletas mais jovens, confira detalhes.
Substituições do Corinthians
Na lógica da maioria dos times de futebol, as substituições são feitas após desgaste, lesões, para preservar e normalmente a idade dos atletas é um fator para que não joguem os 90 minutos. Com vários nomes experientes de alta qualidade, o Corinthians ainda conta com estes atletas para garantir seus resultados, porém, curiosamente não são substituídos com tanta frequência.
Este questionamento por parte do Portal Meu Timão surge após uma enxurrada de críticas da falta de aproveitamento da base do Corinthians. Além disso, destaca que Paulinho aos 24 minutos não jogou bem contra o Remo e permaneceu durante 85 minutos da partida. Por sua vez, Pedro, de 17 anos, que criou muito no primeiro tempo, foi substituído no intervalo.
Na apuração do veículo de imprensa, nas 15 partidas disputadas no ano, o treinador fez 75 mudanças. Desse número, 33 foram de atletas mais jovens e 32 dos mais experientes. Por exemplo, Adson de 22 anos, que não jogou os 90 minutos em nenhum jogo, foi substituído nas 11 partidas disputadas.
Além disso, o Meu Timão destaca que dos atletas mais experientes que costumam sair estão Renato Augusto e Giuliano. Porém, Fábio Santos e Róger Guedes normalmente ficam até o apito final.
Justificativa de Fernando Lázaro
Na primeira entrevista após a derrota por 2 a 0 contra o Remo na Copa do Brasil, o técnico do Corinthians justificou a saída precoce de Pedro: “Pedro participou bem do jogo. Buscou, se movimentou. Traz essa jogada mais aberta, de velocidade. É um cara agudo. Participou bem da primeira parte do jogo. Mas, dentro do que a partida mostrou, o resultado, a necessidade de buscar, precisei trocar pelo Róger Guedes”.

