O presidente de La Liga, Javier Tebas, decidiu aumentar os ataques contra Vinícius Júnior mesmo após o jogador ter sido vítima de racismo na partida contra o Valencia, no domingo. Ele rebateu o brasileiro e disse que ele “deveria se informar”.
A atitude de Tebas levantou questionamentos sobre o mandatário de uma das principais ligas do mundo e sobre seu comportamento, o que levou o jornalista Mauro Cezar Pereira a lembrar em seu Twitter quem é, afinal, Javier Tebas.
Mauro publicou em seu Twitter uma matéria de 2019 do jornal britânico Independent. Na ocasião, o novo partido de extrema-direita, da Espanha, o Vox, tentava revogar uma lei contrária à violência doméstica, usando o argumento de que era “injusta com os homens”. Tebas apoiou.
Além disso, o presidente de La Liga, nos anos 1980, foi integrante de um partido abertamente fascista, chamado Fuerza Nueva. Na ocasião, ele se colocou abertamente como um representante da extrema-direita.
“Se a extrema direita significa defender a unidade da Espanha, a vida e o modo de vida católico, eu estou nesse grupo e continuo pensando o mesmo de quando estava em Fuerza Nueva”, deixou claro Tebas. Na ocasião, ele ainda elogiou Marine Le Pen, líder extremista da França, que perdeu as duas últimas eleições para Emmanuel Macron.

