Home Futebol Movimentações do Zenit na próxima janela de transferências podem render lucro ao Corinthians; entenda

Movimentações do Zenit na próxima janela de transferências podem render lucro ao Corinthians; entenda

Brasileiros com passagem pelo Timão podem mudar de clube na próxima janela de transferências

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

O Zenit venceu o Campeonato Russo de forma antecipada e o duelo contra o Krasnodar será marcado pela entrega da taça.

PUBLICIDADE

Mas chama atenção uma importante notícia fora de campo. Conforme informação do jornalista Fábio Aleixo, Fernando Garcia, da Elenko Sports e conhecido empresário do futebol brasileiro e que cuida das carreiras de Claudinho, Malcom, Mantuan e Robert Renan estará em São Petesburgo.

Além de prestigiar o jogo, ele irá conversar com os jogadores em relação ao futuro na equipe e sobre possíveis transferências na próxima janela de transferências.

PUBLICIDADE

Essa situação é monitorada de perto pelo Corinthians. Isso porque o clube paulista pode receber um valor considerável em caso de vendas dos jogadores citados.

Confira a situação de cada atleta e o que o Timão teria a receber

Gustavo Mantuan

O atleta de 21 anos não é titular do Zenit, mas foi muito importante na temporada e dentro do clube existe o desejo de manter o jogador no elenco.

Para isso seria necessário que o clube exerça seu direito de compra junto ao Corinthians. Um detalhe importante é que o clube paulista cedeu parte dos direitos econômicos para manter Yuri Alberto no Parque São Jorge.

A imprensa russa noticiou que o Timão ainda tem 40% dos direitos do jogador. Além disso, pelo destaque no Zenit, não está descartado que outras equipes europeias também façam proposta de compra por Mantuan.

PUBLICIDADE

Robert Renan

O zagueiro, que também foi envolvido na negociação por Yuri Alberto, foi cedido em definitivo ao clube russo.

Os rumores são de que clubes da Premiere League podem fazer proposta junto ao Zenit, com valores de até 30 milhões de euros (cerca de R$ 162 milhões).

Em relação a Robert Renan, o Corinthians teria direito a um percentual de uma venda por conta do mecanismo de solidariedade da Fifa, por ser um dos clubes formadores do atleta. O zagueiro chegou ao clube em 2019 e ficou até janeiro de 2023.

Dessa forma o Timão receberia em torno de 1,75% do total de uma possível transferência.

PUBLICIDADE

Malcom

Artilheiro do Campeonato Russo, o camisa 10 entrou no radar de clubes europeus e os rumores da imprensa internacional é que o PSG e equipes da Inglaterra devem fazer proposta de compra na próxima janela.

Com contrato renovado em junho de 2022 até 2027, o Zenit deve pedir no mínimo 30 milhões de euros. Nesse casso o Timão também teria o percentual por conta do mecanismo de solidariedade referente a passagem do atleta pelo Parque São Jorge entre 2008 e 2015, considerando categoria de base e profissional.

Claudinho

Destaque do Zenit, o meia-atacante de 26 anos também estendeu seu contrato com o Zenit até junho de 2027.

Mas ao contrário de Malcom e Robert Renan, por hora ele não teve seu nome especulado em grandes europeus. Mesmo assim, o Zenit só deve vender o jogador por uma boa proposta.

PUBLICIDADE

Com passagem pela base e profissional do Corinthians em 2015 até 2017, uma transferência internacional também renderia um percentual ao Timão por ser clube formador.

Metas de venda do Timão para 2023

Em seu orçamento para a temporada, o Corinthians definiu um total de R$ 90 milhões em transferências de jogadores. Dessa forma valores que venham de forma “indireta”, como seriam através do mecanismo de solidariedade da Fifa.

Além disso, os dirigentes do Timão também monitoram a situação do lateral-esquerdo Carlos Augusto. Atualmente no Monza, o jogador se destacou novamente no futebol italiano.

A expectativa inclusive é que grandes da Itália e da Premier League façam propostas pelo atleta na próxima janela. E o clube paulista tem direito a 60% do lucro de uma venda que seja acima dos 4 milhões de euros que o Monza investiu na sua contratação em 2020.

PUBLICIDADE