Apesar do amplo potencial demonstrado na base do Palmeiras, Rafael Elias, mais conhecido como Papagaio, jamais explodiu na equipe principal. Sendo assim, após ser emprestado para o Ituano, Goiás, Atlético-MG e Cuiabá, o centroavante foi novamente cedido, desta vez para o Baniyas, dos Emirados Árabes Unidos, mas não foi comprado para seguir no Oriente Médio.
Fora dos planos do Palmeiras, Papagaio despertou o interesse de quatro clubes do Brasileirão. Segundo o jornalista Jorge Nicola, Grêmio, Cruzeiro, Santos e Coritiba estão de olho no centroavante. Neste cenário, o Verdão, para bater o martelo, deseja apenas manter o percentual de uma venda futura.
Como o atacante tem contrato até o final do ano, o Palmeiras entende que uma liberação gratuita é o melhor caminho para o jogador. Sendo assim, mesmo que Grêmio e Cruzeiro ofereçam ofertas semelhantes, com um salário de R$ 200 mil por mês, a Raposa, que busca uma alternativa para Gilberto e Henrique Dourado, possui vantagem nas tratativas.
“Cruzeiro e Grêmio aparecem como favoritos para contratá-lo. Conversei com uma pessoa próxima ao Rafael Elias e ela disse: ‘Hoje, está mais para o Cruzeiro, só que não dá para descartar o Grêmio’. A ideia do Rafael Elias é ter um clube até a próxima segunda (24).“, contou Nicola em seu canal no YouTube.
Pelo Palmeiras, Papagaio teve uma passagem bastante curta. Em 15 partidas entre os profissionais, entre 2018 e 2021, ele anotou dois gols. Apesar do retorno, Abel Ferreira não quis incluí-lo no elenco para fornecer uma nova chance.

