Torcedores do Timão acusaram funcionário do clube peruano de fazer gestos racistas
Sebastian Avellino Vargas, preparador físico uruguaio do Universitario-PER, foi detido por policiais militares após a vitória do Corinthians por 1 a 0 na noite desta terça-feira, na Neo Química Arena, pelo duelo de ida da dos playoffs para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, por supostamente fazer gestos racistas e repetir diversas vezes a palavra mono (macaco, em espanhol) em direção aos torcedores alvinegros. As informações são da repórter Lilly Nascimento, da ESPN.
Avellino Vargas foi levado à sala do Jecrim (Juizados Especiais Criminais) dentro do estádio, onde foi ouvido por policiais militares. Testemunhas de acusação o acompanharam.
Em entrevista coletiva, Jorge Fossati, técnico do Universitario, disse acreditar na inocência do preparador físico.
“Eu não vi. Eu conheço ele, ele trabalha comigo há 13 anos, desde 2010. É um cara muito respeitoso e, segundo ele me falou, mal interpretaram seus gestos. Ele fez gestos de “por que eu?” porque estavam xingando ele, cuspindo nele. Infelizmente, coisas do futebol. Parece que o torcedor pode fazer o que quiser, agora, se a gente reage, está errado. É assim”, disse.
“Mas também está errado o torcedor do Corinthians, do Universitario, quem for, se não tiver um comportamento adequado para ficar num jogo de futebol, tem que fechar a entrada dele. É a única coisa que posso te garantir: é um cara respeitoso para caramba. Vamos ver. Disseram que eles tem as câmeras, então vamos ver”, continuou para logo em seguida afirmar que se ficarem provados os atos racistas, ele terá que arcar com as consequências.
“É o que eu digo na hora dos jogos. Desde que tem câmera, acabaram as discussões. Se a câmera mostrar que ele errou, infelizmente vai ter que pagar. Espero que não seja nada porque também não é um deliquente. Se não errou, bom, estará daqui a pouco com a gente”, completou.
Corinthians em vantagem
Com golaço de Felipe Augusto aos 33 minutos do segundo tempo, o Timão venceu os peruanos por 1 a 0, levará ao estádio Monumental de Lima na próxima terça-feira a vantagem do empate para avançar às oitavas de final da Sul-Americana e enfrentar o Newell’s Old Boys-ARG.