O Vasco voltará a jogar em São Januário. Nesta terça-feira (1/8), o clube anunciou que a partida contra o Grêmio, neste domingo (6), pelo Brasileirão Série A, está marcada para seu estádio, depois de cumprir suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Vasco confirma jogo contra o Grêmio em São Januário #PortalENM https://t.co/fwhw2WQaRL
— Esporte News Mundo (@portalenm) August 1, 2023
O Gigante da Colina havia sido punido com quatro partidas pela confusão envolvendo torcedores no estádio depois da derrota para o Goiás, em junho. Esta seria a última partida da pena que o impedia de jogar sem torcida em casa, com um acordo do STJD liberando a presença de torcida, que deveria ser composta por mulheres, crianças e PCDs (pessoas com deficiência).
Apesar do tribunal desportivo ter liberado, ainda não há confirmação oficial se o Vasco poderá contar mesmo com torcida em suas arquibancadas. É que uma decisão da Justiça impede que o estádio vascaíno possa ter torcida por conta de medidas de segurança. Apenas com laudos assegurando que São Januário possa ter presença de torcedores sem problemas é que poderia liberar o campo.
Um recurso no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) foi feito pelo clube para suspender a punição e liberar o campo para a entrada dos torcedores permitidos pelo STJD. O pedido contém o parecer de uma especialista que aponta que a Colina Histórica teria ‘todas as licenças exigidas’ para poder receber torcedores, além de ter ‘plano de ação’ para evitar confusões como a da partida contra o Goiás, segundo o Portal ENM.
Para ter mulheres, crianças e PCDs em suas arquibancadas, agora o Cruzmaltino dependerá da ação do Judiciário para liberar São Januário. Houve a possibilidade de mudar o local da partida, mas o clube optou por mantê-la em sua casa, ainda mais com a situação complicada em que vive na Série A.

