Foto de jogadores do Santos comemorando após jogo do Brasileirão
Na última quarta (1º), o Santos conquistou importante vitória por 2 a 1 diante do Flamengo em Brasília, na 31ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Peixe começa a ver uma mudança de cenário na competição, tendo mais chances de se classificar para a Copa Sul-Americana do que amargar um rebaixamento, segundo cálculo da UFMG.
De acordo com a instituição, a vitória do Peixe sobre o Flamemengo, aliada aos demais resultados da rodada do Brasileirão, diminuiu as chances de rebaixamento de 34,5% para 15,6%. Por outro lado, o Alvinegro praiano passa a ter uma probabilidade de 37,5% de estar entre os classificados para a próxima edição da Copa Sul-Americana.
Essa mudança de cenário ocorre após o Santos sofrer uma goleada histórica, perdendo por 7 a 1 para o Internacional. Depois disso, o Peixe mantém sequência invicta, derrotando Coritiba e Flamengo, além de buscar empate contra o Corinthians.
De olho em Sul-Americana, Santos ainda não se afastou da zona de rebaixamento
Apesar de passar a ser um postulante de vaga para o torneio continental, o Peixe ainda tem riscos de queda no Brasileirão Série A. No momento, o Alvinegro praiano está na 15ª colocação, com 37 pontos, com três pontos a menos do que o Corinthians, última na zona de classificação à Sul-Americana, e com três pontos a mais do que o Vasco, primeiro clube na zona de rebaixamento.
O Santos volta a campo somente na próxima segunda (6), em duelo contra o Cuiabá, às 21 horas (de Brasília), na Vila Belmiro. Além de ser um compromisso importante para continuar se afastando do Z4, a partida também representa um confronto direto por Sul-Americana, já que o Dourado é o 11º colcoado, com 40 pontos.

