Reprodução
Em uma edição repleta de reviravoltas e resultados incríveis, o Brasileirão Série A de 2023 terá o título, de fato, decidido apenas nesta quarta-feira (06). Por conta disso, na visão do jornalista PVC, a ausência do Botafogo na briga pelo troféu na 38ª rodada é o fato mais surpreendente da temporada, já que o Glorioso construiu uma vantagem confortável ao longo da competição.
Somando 64 pontos, o Botafogo se encontra em 5º lugar na tabela. Diante disso, o último compromisso do clube carioca servirá para garantir vaga na fase de grupos da Libertadores, mas o cenário depende do tropeço de outros times.
“O que mais me surpreende é o Botafogo chegar na última rodada sem chance de ser campeão. Em 2009, a maior virada da história, o Palmeiras tinha chance de ser campeão, era remota, mas tinha. Dessa vez, o Botafogo chega na última rodada sem chance de ser campeão.”, disse PVC, no programa De Primeira.
“Na 27º rodada, 10 rodadas atrás, o Botafogo tinha 14 pontos de vantagem. O mais surpreendente é o Botafogo chegar na última rodada sem chance de título.”, completou.
Emoção nos pontos corridos do Brasileirão
Destacando que o título ainda não está definido, PVC lembrou que o sistema de mata-mata não garante emoção até o final no Brasileirão. Neste contexto, o jornalista fez questão de valorizar o modelo de pontos corridos, criticado por alguns torcedores pela falta de emoção, em alguns momentos, na última rodada.
“O campeonato vai se resolver na última rodada. Para a turma do mata-mata, se for pegar o campeonato de 92, todo mundo sabia que o Flamengo era campeão. Em 94, antes do último jogo, todo mundo sabia que o Palmeiras era campeão. Em 78, antes do segundo jogo, todo mundo sabia que o campeão era o Guarani. Em 79, antes do último jogo, todo mundo sabia que o Internacional era campeão.”, afirmou.
“Houve campeonatos de pontos corridos mais emocionantes do que mata-mata na última rodada. Por exemplo, quando o Corinthians foi campeão perdendo pro Goiás.”, acrescentou.

