Home Futebol Real Madrid empata com Rayo Vallecano em jogo muito disputado

Real Madrid empata com Rayo Vallecano em jogo muito disputado

Vinícius Júnior não conseguiu superar a forte marcação do time de Madrid; atuação ruim de equipe de Carlo Ancelotti acabou em empate com um dos times mais fracos da La Liga

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Vini Jr no Estádio Vallecas

Vini Jr no Estádio Vallecas em jogo contra o Rayo pela La Liga (IMAGO / Alberto Gardin)

O jogo entre o Real Madrid e o Rayo Vallecano foi marcado por duas coisas: o fraco desempenho do do time comandado por Carlo Ancelotti e as manifestações da torcida do Rayo, a qual se posicionou muito claramente contra uma possível mudança de estádio.

PUBLICIDADE

A torcida do Rayo Vallecano sempre é muito ativa. Em 2021, eles ganharam as manchetes quando decidiram lavar o Estádio Vallecas após a visita de um líder da extrema direita espanhola. 

Desta vez, as manifestações tinham como alvo o presidente do clube, Raul Martin Presa. Tudo começou quando Presa disse que pretendia construir um novo estádio em outro local. O estádio de Vallecas, em Madrid, recebe jogos do Rayo desde a década de 1950.

PUBLICIDADE

A fala do presidente enfureceu os torcedores que deixaram bem claro hoje que não querem que essa mudança ocorra. Realmente, o estádio Vallecas é muito singular, com algumas varandas e janelas de apartamentos voltadas para o campo, o que deixa tudo com um ar inequivocamente pitoresco. 

São muito comuns as imagens onde os torcedores aparecem a poucos centímetros dos jogadores. Hoje, Modric e Vini Jr estiveram praticamente lado a lado com alguns torcedores do Rayo em determinadas jogadas como laterais ou escanteios.  

Vini Jr no Estádio Vallecas
Torcedores xingam Vinícius Júnior em jogo da La Liga

O Jogo

O Real Madrid começou dominando até com certa facilidade o time adversário que vinha de três derrotas consecutivas. Assim, logo no início do jogo Joselu confirmou a força da equipe de Ancelotti e abriu o marcador.

Tudo indicava que seria mais uma vitória tranquila do Real. Porém, após um pênalti marcado com ajuda do VAR (Camavinga bateu a mão da bola dentro da área), o Rayo empatou e passou a pressionar o Real, que passou a se defender praticamente todo dentro da área. 

PUBLICIDADE

A reação do Rayo ao gol de Joselu durou vários minutos. O Real, que tinha Rodrygo e Toni Kroos no banco de reservas, sofria com o jogo intenso do Rayo. O primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1. 

No segundo tempo, o Real seguiu sofrendo com a marcação intensa do Rayo. Vinícius Júnior era um dos mais marcados. Até os primeiros momentos da segunda etapa, o time da casa já havia feito seis faltas.

O Real, que perdeu apenas um jogo na La Liga nesta temporada (perdeu apenas para o Atlético de Madrid), viu um jogo que tinha tudo para ser uma partida fácil se tornar uma disputa difícil, principalmente depois do gol de empate.

Como o jogo não melhorava para o Real Madrid, Ancelotti decidiu tirar Camavinga, que já tinha recebido um amarelo, e Brahim Díaz, que não fazia uma boa partida. Entraram Toni Kroos e Rodrygo. O Real apostava assim em um time com mais posse de bola. 

PUBLICIDADE

Mesmo com as alterações do lado de Madrid, o time do jovem treinador Iñigo Pérez, de apenas 36 anos, que começou a comandar a equipe no último dia 14, ou seja, estava há apenas quatro dias no comando do time, seguiu fazendo um jogo muito intenso e dificultando demais as ações ofensivas do Real.

Iñigo Perez aliás tinha em seu banco de reservas o espetacular centroavante colombiano Radamel Falcao García, de 38 anos, que entrou no jogo aos 35 do segundo tempo.

Depois da entrada do veterano Falcao Garcia no Rayo, foi a vez do Real Madrid tirar Modric e colocar em campo a grande promessa turca Arda Güler. Assim, o final do jogo foi marcado pela entrada de dois nomes muito badalados na cobertura esportiva.

No final do jogo, o lateral Carvajal, que tinha acabado de entrar, foi expulso após dar uma cotovelada em um jogador do Rayo. Assim, com essa participação ruim de Carvajal, o Real conquistou mais um ponto na La Liga e segue à frente do Girona na tabela do campeonato espanhol.

PUBLICIDADE