Home Mercado da Bola Ajax interessado em repatriar Erik ten Hag

Ajax interessado em repatriar Erik ten Hag

Técnico holandês tem péssimo desempenho no Manchester United e há rumores de que ele vai deixar a equipe ao final da temporada

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Erik ten Hag

Erik ten Hag técnico do Manchester United (IMAGO / Sportimage)

Na pausa para a Data Fifa, período destinado aos compromissos oficiais das seleções, o Ajax se prepara para a reta final da temporada, enfrentando ainda oito jogos em uma temporada de desafios para o clube. Diante desse cenário, a diretoria quer definir qual será o técnico da equipe para o próximo calendário.

PUBLICIDADE

Nesse cenário, o nome do treinador Erik ten Hag ganha força. À frente do Manchester United hoje, o comandante chegou ao Ajax final de 2017 e, após um início com desempenho abaixo das expectativas, identificou junto ao diretor de futebol Marc Overmars que o elenco daquela época precisava de ajustes em termos de idade e personalidades dos jogadores. Após algumas constatações, a dupla trabalhou na janela de transferências de verão para trazer reforços significativos como Dusan Tadic, do Southampton, e Daley Blind, que estava nos Red Devils.

A temporada de 2018-2019 começou com expectativas moderadas. Porém, a parceria entre Overmars e Ten Hag logo se mostrou acertada. O time evoluiu espetacularmente na segunda metade da campanha, alcançando a semifinal da Champions League e conquistando tanto o Campeonato Holandês quanto a KNVB Beker, com um futebol cheio de brilho. Além dos títulos, o clube ainda faturou uma quantia significativa em transferências, com os jogadores Matthijs de Ligt e Frenkie de Jong sendo negociados para a Juventus e o FC Barcelona, respectivamente. Para o Ajax de hoje, esse passado de glórias serve de inspiração para o que esperam ser um futuro de sucesso.

PUBLICIDADE

Ten Hag se estabeleceu como um nome influente no futebol durante sua permanência no Ajax. Sob sua liderança, a equipe não apenas competiu com fervor pelos troféus nacionais, mas também fez uma notável ascensão no cenário europeu. O fato de ter uma generosa quantia financeira à disposição certamente foi um ponto positivo na construção de seu sucesso. Contudo, os desafios da temporada atual têm mostrado que recursos financeiros, por si só, não blindam um clube contra resultados decepcionantes. O notável senso do extécnico para identificar atletas cujas habilidades e personalidades se alinham à dinâmica do time, junto com a sua astúcia tática, foram cruciais em sua trajetória, culminando em sua merecida transferência para o United, a despeito das complicações que este novo capítulo vem apresentando.

A jornada de Ten Hag no na Inglaterra começou positivamente, com a conquista de uma vaga na Champions League e o título da League Cup. Porém, nesta temporada, o treinador enfrenta uma série de desafios, incluindo um número considerável de jogadores lesionados e críticas intensas pelas contratações que não renderam o esperado. Com o time na 6ª posição da Premier League, especula-se fortemente que ele poderá ser incentivado a procurar novos horizontes ao final do período atual. Um eventual retorno ao Ajax seria um desfecho vantajoso para o clube de Amsterdã, que recepcionaria de braços abertos o regresso do comandante.

Por outro lado, há razões para crer que a volta do técnico ao banco time holandês pode não ser iminente. Primeiramente, ainda não há confirmação de que tal desligamento prematuro do United realmente ocorrerá. A equipe precisa analisar os resultados efetivamente antes de considerar uma mudança tão significativa em sua gestão técnica.

Ten Hag tem demonstrado ser um técnico de grande valor após a vitória emocionante sobre o Liverpool nas quartas de final da FA Cup. O triunfo, pela maneira árdua como foi conquistado nos minutos finais da prorrogação, reafirmou a confiança que a equipe e a direção do clube têm no treinador holandês. Com esse respaldo, não há sinais de que sua saída seja iminente. Caso se encontre sem clube ao término da temporada, é esperado que Ten Hag não fique por muito tempo nessa situação. Times de prestígio, mesmo que não sejam do calibre de um Barcelona ou de um Bayern de Munique, que parecem visar nomes ainda mais renomados, devem mostrar interesse no técnico de 54 anos. Ele tem tudo para tirar proveito de seu reconhecimento atual no cenário europeu e buscará novos ares para tentar replicar esse sucesso fora de seu país de origem, uma vez que ainda não conseguiu atingir os resultados desejados no desafiador comando dos Red Devils.

PUBLICIDADE

Na Holanda, o novo diretor geral do Ajax, Alex Kroes, tem planos ambiciosos para reconduzir a equipe ao topo e está ciente da importância de se ter um treinador competente para alcançar tais objetivos. A influência do executivo no universo do futebol é notável, especialmente considerando sua função como fundador da agência de representação SEG, da qual Ten Hag é membro. Kroes não esconde sua admiração pelo comandante e, diante de uma oportunidade, certamente aproveitará para discutir possibilidades. 

O Ajax mantém a filosofia do “não custa tentar” e está disposto a estender seus esforços para assegurar o retorno do profissional responsável por montar uma equipe de destaque há cinco anos. As decisões de Ten Hag são bem calculadas, algo evidenciado durante seu processo de negociação com o United. Ele enfatizou que só deixaria o futebol holandês se todas as condições fossem favoráveis, e espera o mesmo compromisso em qualquer novo desafio. Se nenhuma equipe conseguir atender às suas exigências, mas seu ex-time puder, não seria surpreendente se ele considerasse uma nova temporada na Johan Cruijff Arena. Os torcedores aguardam ansiosamente, sabendo que não há tempo a perder. Com opções como Pepijn Lijnders (assistente técnico do Liverpool), Dave Vos (técnico principal do Ajax) e Pascal Jansen (atualmente sem clube), o Ajax tem alternativas já mapeadas.