Home Esportes Olímpicos Lima é eleita sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027; saiba mais

Lima é eleita sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027; saiba mais

Cidade peruana superá capital paraguaia na disputa pela sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027

Bruno Bravo Duarte
Jornalista e editor com atuação nos portais Torcedores.com e Naspistas.com. Teve passagens por Euqueroinvestir.com, Jornal Povo, Niterói TV, Jornal A Orla e Jornal do Rock. Apaixonado por futebol e automobilismo, torcedor do América-RJ, tifosi de carteirinha e Youtuber nas horas vagas.
Esgrima - Brasil

Henrique Marques, da esgrima brasileira, competindo no Pan de 2019, em Lima, no Peru ( Leonardo Fernandez/Getty Images)

A capital do Peru, Lima, receberá a próxima edição dos Jogos Pan-Americanos, que acontecerá no ano de 2027. A cidade superou Assunção por 28 a 24, em votação realizada nesta terça-feira (12), em Miami, nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Lima recebeu os Jogos Pan-Americanos em 2019 e esta será a sua segunda participação como país-sede do evento. O crescimento da capital peruana está associada a queda da Barranquilla, que perdeu o direito de receber o Pan de 2027. A cidade colombiana não pagou a garantia de US$ 8 milhões à Panam, que é a responsável pela organização dos Jogos.

Por outro lado, a cidade de Assunção obteve grande destaque na disputa devido ao presidente do Comitê Olímpico do Paraguai, Camilo Perez. Ele é membro do COI (Comitê Olimpico Internacional) e possui grande influência nos bastidores.

PUBLICIDADE

São Paulo também tentou

São Paulo também demonstrou interesse em participar da eleição, mas acabou excluída por não apresentar nenhuma proposta. É previsto que a cidade brasileira esteja disposta a sediar o Pan-Americano de 2031.

Os Jogos Pan-Americanos envolvem os mais variados atletas em esportes de modalidade olímpica. Na última edição, realizada em Santiago, o Brasil conquistou 205 pódios, com 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes.