Home Futebol Rizek questiona o VAR e elege a imagem da primeira rodada do Brasileirão: “Potencial para correr o mundo”

Rizek questiona o VAR e elege a imagem da primeira rodada do Brasileirão: “Potencial para correr o mundo”

Apresentador do Grupo Globo criticou pênalti marcado a favor do Flamengo nos acréscimos da partida contra o Atlético-GO

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Arbitragem analisa lance entre Maguinho e Bruno Henrique

Arbitragem analisa lance entre Maguinho e Bruno Henrique (Reprodução/Premiere)

O Flamengo venceu o Atlético-GO por 2 a 1 no Serra Dourada, pela estreia de ambos no Brasileirão Série A neste domingo (14). O lance que definiu a partida foi uma penalidade máxima polêmica a favor da equipe carioca.

PUBLICIDADE

Logo após uma longa consulta no monitor por recomendação do VAR, o árbitro André Luiz Skettino Policarpo Bento assinalou uma falta dentro da grande área, em que Maguinho, lateral do Dragão, atingiu o rubro-negro Bruno Henrique com o cotovelo. O defensor do Atlético-GO foi expulso e Pedro converteu a cobrança, aos 57 minutos do segundo tempo.

Logo após a partida em Goiânia, André Rizek protestou contra a decisão da arbitragem. O jornalista admitiu um temor que o lance da partida válida pelo Brasileirão Série A tenha repercussão mundial.

“A imagem da primeira rodada será o pênalti marcado contra o Atlético-GO no fim do jogo. Com potencial de correr o mundo, ‘olha o que fizeram do VAR no Brasil'”, criticou Rizek, em sua conta na plataforma X.

O jornalista contestou as opiniões dos integrantes do Troca de Passes do SporTV, que consideraram correta a marcação da penalidade máxima a favor do Flamengo. “Não consigo ver esse pênalti marcado na Premier League, na Champions”, observou no antigo Twitter.

PUBLICIDADE

Rizek também citou as infrações a favor do Grêmio sonegadas na competição, citando a da partida contra o Corinthians no ano passado e outra no confronto de hoje (14) diante do Vasco em São Januário.

“Teve aquele pênalti do Yuri Alberto ano passado e esse do Piton hoje que, na boa, como pode nosso VAR ignorar lances assim? Como a arbitragem brasileira comete isso, gente?”, questionou.

“Fortaleza e Palmeiras foram os melhores da primeira rodada do Brasileirão”

Concluindo seu balanço da rodada inicial do Campeonato Brasileiro, André Rizek elegeu Fortaleza e Palmeiras os pontos positivos do começo da competição. Ambos venceram fora de casa no fim de semana. Entretanto, o apresentador do Seleção SporTV fez ressalvas, mencionando mais uma vez a arbitragem.

PUBLICIDADE

“Fortaleza, com brilho, e Palmeiras, com a força habitual, foram os melhores que vi na primeira rodada. Abertura de campeonato bem abaixo do que sempre pode ser. A ruindade da arbitragem e os times (e torcedores) na maratona de Estaduais/Libertadores colocam o sarrafo muito pra baixo”, opinou.