Home Futebol SPFC: 10 nomes especulados para o lugar de Thiago Carpini

SPFC: 10 nomes especulados para o lugar de Thiago Carpini

Saída do técnico após resultados medianos abre espaço para profissionais estrangeiros, uma das exigências da diretoria são-paulina

Rogério Guimarães
Geógrafo de formação, trabalho com edição e conteúdo textual desde 2008, quando ingressei no universo dos materiais da área educacional. No segmento editorial, já publiquei conteúdo que vão de manual de máquinas a livros de poesia. Sou aficionado por notícias e tudo que esteja ligado ao conhecimento.
Thiago Carpini, ex-técnico do SPFC

Apresentação e coletiva de imprensa do novo técnico do SPFC, Thiago Carpini, nesta segunda-feira (15), no Centro de Treinamento da Barra Funda, em SP (Roberto Casimiro/Fotoarena/Sipa USA)

O SPFC anunciou hoje (18) a saída do técnico Thiago Carpini após a derrota por 2 X 1 para o Flamengo pelo Brasileirão Série A ontem (17). Visto como promessa pelos bons resultados pelo Água Santa e Juventude, o treinador de 39 anos não suportou a pressão dos torcedores e de uma ala da diretoria e deixa o Tricolor com 18 jogos com sete vitórias, seis empates e cinco derrotas, que resultaram em um aproveitamento de 50%.

PUBLICIDADE

Para substituí-lo de imediato, a diretoria do SPFC tem analisado muitas propostas e não nega que a preferência é por um técnico estrangeiro. Em uma lista de nomes (alguns improváveis) portugueses e argentinos seguem como preferidos.

Confira as apostas do Tricolor

André Villas-Boas

Nome cotado no SPFC há tempos, Villas-Boas está sem clube desde quando deixou o Olympique de Marselha em 2021. Ele chegou a cogitar se aposentar precocemente na carreira de treinador para se dedicar à cartolagem. Atualmente, segue como candidato à presidência do Porto, onde conseguiu a Liga Europa de 2010/11, o campeonato português de 2010/11 e a Super Taça de Portugal na mesma temporada.

PUBLICIDADE

Carlos Carvalhal

Nome sempre ventilado em clubes brasileiros, o português tem bastante experiência, com passagens por clubes de vários lugares do mundo, como Celta de Vigo, Rio Ave, Swansea, Asteros Tripoli, Braga, Al Wahda entre outros. Está livre no mercado desde a saída do Olympiacos, no começo de fevereiro, por divergências com a diretoria.

Gabriel Heinze

Ídolo da seleção argentina, Heinze está livre no mercado desde sua saída do comando do Newell ‘s Old Boys. Com passagens por Vélez, Argentinos Juniors e Godoy Cruz, sua única passagem fora da Argentina foi no Atalanta em 2021.

Guillermo Barros Schelotto

O argentino segue livre no mercado desde sua saída da seleção paraguaia em setembro de 2023. Nome não muito badalado no Brasil, Schelotto tem uma Copa Sul-Americana pelos Lanús na temporada 2012/13 e dois campeonatos argentinos comandando o Boca Junior. Chegou a ser sondado pelo SPFC em 2021 antes da chegada de Fernando Diniz.

Hernán Crespo

Nome conhecido dos são-paulinos pelo título do Paulistão de 2021, o ítalo-argentino segue no comando do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Saiu do Tricolor com 57% de aproveitamento com 24 vitórias, 19 empates e 10 derrotas. 

PUBLICIDADE

Jorge Sampaoli

Nome polêmico no futebol brasileiro por suas passagens por Flamengo, Atlético-MG e Santos, o argentino Sampaoli não é descartado no comando do Tricolor. Em sua trajetória por aqui, conseguiu o vice-campeonato com o Peixe e o campeonato mineiro com o Galo. O treinador é conhecido por seu temperamento difícil e pela relação distante com jogadores e comissão técnica.

Juan Carlos Osório

Outro velho conhecido do time do Morumbi, o colombiano Osório é dono de um currículo extenso e variado, com passagens que vão desde Manchester City, Millonarios, Chicago, seleção paraguaia e Athletico-PR, seu último clube.

Em sua passagem pelo Tricolor, comandou a equipe de maio a outubro de 2015 e só saiu para aceitar o convite da seleção mexicana

Luís Castro

O português, que teve passagem pelo Botafogo no começo de 2023 quando deixou o time carioca na liderança para aceitar o convite do Al Nassr, da Arábia Saudita. Contudo, apesar da excelente oferta salarial de US$ 6 milhões (R$ 29,1 milhões na época), Castro não é unanimidade com a torcida e direção do clube em razão da perda da Copa do Rei e a distância em relação ao Al Hilal no campeonato saudita.

PUBLICIDADE

Luis Zubeldía

Campeão da Sul-Americana 2022/23 com a LDU, o jovem argentino é um dos nomes que interessam ao Tricolor Paulista. Contudo, ele já deixou claro que não havia aceitado a oferta em janeiro por ainda sentir um vínculo com a LDU. Ele afirmou que não se sentia confortável em assinar com o clube um dia depois de sair do time equatoriano.

Pedro Martins

O português que atualmente treina o Al Gharafa é um dos nomes preferidos pela direção do SPFC desde o começo do ano, antes da chegada de Carpini. Martins se destacou na liga grega, onde ganhou três campeonatos nacionais e uma Taça da Grécia com o Olympiacos.