Home Futebol Silvio Luiz enganou torcedores do Santos com ‘contratação’ de Zico: “1º de abril”

Silvio Luiz enganou torcedores do Santos com ‘contratação’ de Zico: “1º de abril”

Numa brincadeira do Dia da Mentira, histórico narrador falecido na última quinta (16) enganou a torcida do Peixe

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e passou a escrever para o site NasPistas.com a partir de 2023.
Silvio Luiz faleceu aos 89 anos

Silvio Luiz faleceu aos 89 anos (Reprodução/YouTube)

A recente perda de Silvio Luiz aos 89 anos na última quinta-feira (16) continua sendo lamentada pelos torcedores. O narrador morreu vítima de falência de múltiplos órgãos, ocasionada por insuficiência renal. O estilo irreverente do histórico locutor esportivo proporcionou diversas brincadeiras, algumas delas até impensáveis para os dias atuais.

PUBLICIDADE

No dia 1º de abril de 1987, uma edição especial do noticiário Record nos Esportes promoveu uma sucessão de manchetes que não correspondiam com a verdade. Naquele Dia da Mentira, personalidades renomadas do futebol resolveram contribuir com a zoeira.

Torcedores do Santos não gostaram da pegadinha de Silvio Luiz

Conforme o livro Olho no Lance, biografia de Silvio Luiz escrita por Wagner William, os próprios jogadores deram entrevistas para a Record ‘confirmando’ as fake news que envolviam seus nomes, numa época em que esta expressão era desconhecida.

“Schumacher, o goleiro da Alemanha, é contratado pelo Palmeiras. Pelé volta à seleção brasileira. Zico vai para o Santos”, informava a escalada do noticiário esportivo produzido por Silvio Luiz e também por Flávio Prado.

Segundo o biógrafo de Silvio Luiz, o então repórter encontrou um sósia do arqueiro alemão nas Copas de 1982 e 86 no aeroporto. Este topou conceder uma entrevista se passando por Schumacher, confirmando a suposta ida para o Verdão.

Além disso, Silvio e Flávio convenceram Pelé a dar uma declaração de que retornaria ao futebol. “Com Zico foi feito o mesmo. Ele aceitou participar da brincadeira, e a diretoria do Santos ‘confirmou’ a contratação”, lembrou o escritor Wagner William.

PUBLICIDADE

A consequência da pegadinha não seria das melhores. O biógrafo de Silvio Luiz relatou que os torcedores do Santos nao esperaram o fim do telejornal da Record, quando seria esclarecido que tudo era mentira. Os alvinegros se dirigiram à Vila Belmiro para receber o Galinho.

“Quando os torcedores souberam que era uma brincadeira de primeiro de abril, quiseram agredir os dirigentes santistas”, recordou a biografia do narrador.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial