Home Esportes Olímpicos Álvaro José cita duas narrações marcantes de medalhas do Brasil nas Olimpíadas

Álvaro José cita duas narrações marcantes de medalhas do Brasil nas Olimpíadas

Narrador e comentarista esportivo foi o profissional que mais transmitiu medalhas do Time Brasil em Jogos Olímpicos

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e passou a escrever para o site NasPistas.com a partir de 2023.
Álvaro José, jornalista esportivo

Álvaro José, jornalista esportivo (Reprodução/BandSports)

Um dos maiores ícones das transmissões de Olimpíadas na televisão brasileira é Álvaro José. O experiente jornalista cobrirá mais uma edição dos Jogos Olímpicos agora pelo rádio, sendo contratado pela Transamérica, depois de trabalhos históricos em emissoras como Band, Record e BandSports. A edição de Paris começará em 26 de julho.

PUBLICIDADE

De acordo com levantamento do site Bolha Olímpica, Álvaro José narrou 47 conquistas do Time Brasil. Ao todo, foram 12 medalhas de ouro, além de 11 pratas e 24 bronzes.

Destas 47 medalhas, o experiente comentarista de 65 anos citou duas transmissões especiais em vídeo publicado em suas redes sociais. Uma delas foi o ouro de Joaquim Cruz, nos 800 metros nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984, sendo o primeiro título olímpico que narrou.

PUBLICIDADE

Já a segunda foi na última edição dos Jogos Olímpicos em 2021, em Tóquio. Álvaro José recordou com carinho da medalha de bronze de Alison dos Santos, o Piu, nos 400 metros com barreiras. Foi a última medalha que narrou até aqui. “Foi emocionante”, resumiu.

Álvaro José lidera ‘quadro de medalhas’ de narradores

A página Bolha Olímpica classifica Álvaro José como o líder entre os narradores que transmitiram medalhas do esporte brasileiro nas Olimpíadas. Galvão Bueno desponta na segunda colocação com 32 conquistas (9 ouros, 14 pratas e 9 bronzes), todas pela Globo.

Milton Leite completa o pódio, tendo narrado 26 medalhas do Time Brasil (8 ouros, 9 pratas e 9 bronzes), por ESPN e SporTV. O locutor esportivo se despedirá do Grupo Globo no dia 11 de agosto, exatamente na data da cerimônia de encerramento dos Jogos de Paris.

PUBLICIDADE

Na sequência, aparecem no ‘quadro de medalhas’ estabelecido pelo portal pela ordem: Cacá Fernando, Cléber Machado, Luiz Carlos Jr, João Palomino, Sérgio Maurício, Luís Roberto, Ruy Balla, Luciano do Valle, entre outros.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial