Com a suspensão de Vanderson pelo segundo cartão amarelo, Dorival Júnior optou por convocar o lateral Dodô, da Fiorentina para a seleção brasileira. Alguns torcedores ficaram surpresos com a escolha do atleta, por não conhecerem o jogador.
Porém o atleta vem de temporadas de destaque na Europa, tanto pelo Shakhtar Donetsk e pela Fiorentina e era monitorado por Dorival Júnior há algum tempo.
Revelado pelo Coritiba, Dodô chegou ao time profissional em 2016. Rapidamente ele se firmou no clube, sendo titular nas duas temporadas que atuou pela equipe paranaense antes de ser vendido ao futebol ucraniano.
De questionado a titular incontestável na Europa
Em 2017 o Shakhtar comprou o jogador por 2 milhões de euros (cerca de R$ 12 milhões na cotação atual) junto ao Coritiba, mas o atleta acabou não rendendo o esperado ao deixar o Brasil. Sem espaço no clube, ele foi emprestado ao Vitória de Guimarães de Portugal, onde atuou por uma temporada.
Após se destacar no futebol português, Dodô regressou para o clube ucraniano, se firmando como titular em três temporadas.
Em 2022 a Fiorentina investiu 14,5 milhões de euros (em torno de R$ 88 milhões) para comprar o jogador. E logo em seu primeiro ano da Itália ele assumiu a titularidade, jogando 50 partidas. Em seguida, na temporada 2023/24 ele perdeu espaço, mas recuperou seu espaço neste ano.
Passagens pelas seleções de base do Brasil
A convocação de Dodô não surpreende quem acompanha o futebol europeu, principalmente ao vermos que nenhum lateral se firmou na seleção brasileira nos últimos anos.
O ex-lateral do Coritiba terá sua primeira oportunidade de servir a seleção principal do Brasil, mas chega ao grupo com uma bagagem de passagens pelas equipes de base da Amarelinha.