Jogadores de Grêmio e Bahia dividem bola na Arena (Rafael Rodrigues/EC Bahia)
O Grêmio findou a ‘seca’ de cinco jogos sem vencer na temporada. Neste domingo (25), jogando na Arena, o time de Mano Menezes superou o Bahia, pelo placar de 1 a 0, na 10ª rodada do Brasileirão, e se livrou do temido Z4. O duelo foi marcado por polêmica justamente pela penalidade convertida.
Depois de um primeiro tempo equilibrado e quente, mas sem gols, o Tricolor dos Pampas foi às redes em pênalti polêmico assinalado pela arbitragem e verificado no VAR. Braithwaite foi o responsável por ‘cavar’ a infração e garantir um triunfo que não vinha desde o dia 4 de maio.
O Grêmio saltou para o 12º lugar, agora com 12 pontos, mas ainda pode perder algumas das cinco posições ganhas na rodada, enquanto o Bahia estaciona nos 15 pontos, e ocupa a 7ª posição.
O jogo
O primeiro tempo foi bastante agitado na Arena, com 14 finalizações, mas o pé ‘descalibrado’ por pate das duas equipes. No primeiro momento, os donos da casa ditaram as ações, chegando com perigo sob a batuta de Dodi, Braithwaite e Amuzu. Gradativamente, o Bahia equilibrou as ações e passou a ser dominante.
Lucho Rodríguez desperdiçou dois lances, enquanto o zagueiro David Duarte e o meia-atacante Cauly tiveram uma oportunidade cada, em jogadas que houve rebote por parte do Grêmio.
Na volta do intervalo, Bahia chegou a iniciar melhor, mas foi os donos da casa que chegaram ao primeiro e único gol do jogo, com muita discussão e polêmica. Em bola lançada no comando ofensivo, Braithwaite caiu dentro da área após disputa com o goleiro Marcos Felipe e o árbitro marcou penalidade.
Acionado para rever a jogada no VAR, Bruno Arleu de Araújo manteve a decisão de campo. Braithwaite foi para a bola e inaugurou o marcador, findando jejum com a camisa do Tricolor.
Quatro minutos após o gol, o Bahia quase deixou tudo igual com Lucho Rodríguez, mas Volpi fez excelente defesa, espalmando cobrança de falta perigosa. Aos 38 minutos, Juba recebeu passe ‘açucarado’ de Willian José, e cara a cara com o goleiro gremista, desperdiçou a oportunidade.
Depois de pressionar no final de jogo, o Esquadrão ainda teve a expulsão de Caio Alexandre, por falta no meio-campo, mas Bruno Arleu foi chamado no VAR novamente, e retirou o cartão do atleta, trocando pelo amarelo.
Olho na agenda
Após o duelo na Arena, Grêmio e Bahia focam nas competições continentais no próximo meio de semana. O Tricolor dos Pampas recebe o Sportivo Luqueño, pela última rodada da fase de grupos da Sul-Americana, e precisa de uma combinação para terminar no topo da chave. O jogo ocorre na quinta (29).
Os comandados de Rogério Ceni, por sua vez, visita o Internacional, um dia antes, pela rodada final da Libertadores, no Beira-Rio, e só se classifica às oitavas mediante a uma vitória, fora de casa.
Ficha técnica: Grêmio x Bahia
- Data e horário: 25 de maio – 11h (de Brasília)
- Local: Arena do Grêmio – Porto Alegre (RS)
- Motivo: Campeonato Brasileiro – 10ª rodada
- Grêmio: Tiago Volpi, João Pedro (Ronald), Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi, Villasanti, Cristian Olivera (Aravena), Cristaldo (Arezo) e Amuzu (Pavón); Braithwaite (Arezo).
- Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Rodrigo Michel Araujo (Nestor) e Everton Ribeiro (Kayky); Cauly (Iago), Erick Pulga e Lucho Rodríguez (Willian José).
- Árbitro da partida: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
- Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ);
- VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)

