Abel Ferreira em jogo válido pelo Brasileirão (Cesar Greco - Ag. Palmeiras - Divulgação)
Abel Ferreira iniciou neste domingo (15) a sua terceira edição de Mundial de Clubes da Fifa sob o comando do Palmeiras. Tendo empatado contra o Porto, em Nova Jersey, o vitorioso treinador viu a ‘seca’ sem vitórias contra o oponente ser ampliada. Desde quando iniciou na carreira como comandante, ele enfrentou o rival português em sete oportunidades, com cinco derrotas e dois empates.
A ‘sina’ de Abel Ferreira junto ao Porto se iniciou em 2017, em jogo do Campeonato Português. No duelo mais recente antes do debute do Palmeiras no novo Mundial da Fifa, o treinador havia contemplado o último encontro em 2019, quando desta feita, comandava o Braga, e arrancou um empate no jogo das semis na Taça de Portugal, onde acabara sendo eliminado.
O alviverde também segue sem nunca ter triunfado diante de um oponente lusitano. Antes do duelo, o time havia feito três jogos contra o Benfica, com duas derrotas computadas e um empate, com o último encontro sendo registrado na década de 1970. Todos os três jogos foram em caráter de amistosos, e realizados em solo nacional.
Abel Ferreira lamenta chances perdidas
Na coletiva após o empate sem gols contra o Porto, o técnico Abel Ferreira aprovou o volume de jogo dos comandados, mas cobrou sobre uma eficiência maior nas finalizações, não deixando de exaltar a boa atuação do goleiro Cláudio Ramos, que fez diversas intervenções ao longo da partida, evitando um resultado de revés para os europeus no debute do torneio.
Em termos estatísticos, o Palmeiras finalizou 17 vezes contra a meta adversária, sendo cinco certeiras no alvo. O Porto, por sua vez, arrematou 11 oportunidades, sendo apenas três diretas na meta ocupada por Weverton. Na posse de bola, o time palestrino também esteve na dianteira com 55% a 45%. Na classificação do grupo, o cartão amarelo dado ao técnico alviverde acabou fazendo a diferença para colocar os portugueses na 2ª posição, um degrau acima do representante nacional.
Duelo contra o Al Ahly pode ser decisivo
Com todos os quatro integrantes do Grupo A rigorosamente empatados, com a definição do posicionamento na tabela sendo definida, por ora, através dos cartões amarelos, o embate do Palmeiras frente ao Al Ahly, agendado para a próxima quinta (19), será de suma importância no pleito pela classificação, podendo ser uma ‘faca de dois gumes’ para a equipe de Abel Ferreira, uma vez que com a vitória, o time alviverde pode até terminar a rodada no topo da chave.
Principal nome da equipe egípcia, o meia Emam Ashour está fora da disputa do Mundial, após sofrer fratura na clavícula no confronto diante do Inter Miami, responsável por abrir a competição nos Estados Unidos. O atleta teve que passar por um procedimento cirúrgico em Miami e ainda não tem prazo para retornar. Ele ostentava a melhor fase da carreira, com 19 gols e nove assistências.

