Home Futebol Não serve para ser titular no Grêmio? Desempenho de Dodi, ex-Santos, é questionado e números respondem

Não serve para ser titular no Grêmio? Desempenho de Dodi, ex-Santos, é questionado e números respondem

Utilização do volante na equipe titular de Mano Menezes gerou debate e dividiu opiniões entre os participantes do programa Debate Raiz

Joao Victor Viana
Colaborador do Torcedores
Não serve para ser titular no Grêmio? Desempenho de Dodi, ex-Santos, é questionado e números respondem

Dodi em campo pelo Grêmio (Associated Press / Alamy Stock Photo)

O volante Dodi foi tema em um dos momentos do programa Debate Raiz, transmitido no YouTube, nesta semana. O comentarista Alex Bagé afirmou que o jogador não pode ser titular do Grêmio, o que vem acontecendo nas últimas partidas da equipe de Mano Menezes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“O Dodi é útil para banco. O Dodi não pode jogar com a camisa do Grêmio titular, não adiante a gente embonecar ruim. Ele é fraco, ele nunca foi o responsável por mudar time nenhum”, afirmou Bagé, em resposta a Thaigor Janke, que afirmou que o volante é “muito útil” para o Tricolor Gaúcho.

Números de Dodi na temporada

Mathias Villasanti é o dono do meio-campo gremista. Segundo o Sofascore, o paraguaio tem a melhor média entre os volantes da equipe, com 7,0. Dodi aparece em segundo lugar, com 6,78, ficando inclusive à frente de Gustavo Cuéllar, contratado no início desta temporada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao lado de Villasanti, Dodi é o volante do Grêmio que mais atuou em 2025, com 26 partidas cada. Quando comparados a Cuéllar e Camilo — jogadores com mais de 10 jogos no ano e que atuam em setores próximos do campo — Villasanti também se destaca no número de desarmes: são 62 no ano, com média de 2,3 por partida. O colombiano tem 13 jogos e 14 desarmes, pouco mais de um por jogo. Já Dodi soma 25 desarmes na temporada, com média de 0,9 por partida.

O quesito em que Dodi mais se destaca em relação aos companheiros é a precisão nos passes. Com 88,4%, ele lidera o time nesse fundamento, à frente de Cuéllar (86,8%), Villasanti (82,7%) e Camilo (82%).

Comparação com Luís Carlos Goiano gerou revolta

Em dado do momento do debate, quando Bagé afirmou que Dodi nunca foi responsável por mudar um time, Thaigor Janke disse que “em 95, o Luís Carlos Goiano também não tinha sido (responsável por mudar algum time)”, se referindo ao volante campeão da Libertadores com o Imortal em 1995.

PUBLICIDADE

A afirmação de Janke revoltou Bagé e Leonardo Meneghetti. “Não faça isso, Luís Carlos Goiano está entre os maiores jogadores que vestiram a camisa do Grêmio”, argumentou Bagé. Meneghetti disse que é “digno de sair algemado” comparar o Dodi com Goiano.

PUBLICIDADE

Ainda para defender que Dodi é um bom jogador para o Grêmio, Thaigor comparou o meio-campo do Grêmio com Gabriel, do Red Bull Bragantino, e Nonato, do Fluminense, equipes que estão acima da equipe de Porto Alegre na tabela do Brasileirão.

Better Collective