
Ancelotti, em entrevista coletiva na seleção brasileira (Rafael Ribeiro - CBF)
Treinador da seleção brasileira também enalteceu nível de Gerson; meio-campista está em negociações com o Zenit e pode retornar ao Velho Continente
Carlo Ancelotti, apesar do período curto de trabalho, se encontra satisfeito com o nível dos jogadores do Brasileirão. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (9), o técnico sinalizou que o campeonato nacional está no nível das grandes ligas da Europa. Neste cenário, o quinteto do Flamengo, formado por Léo Ortiz, Gerson, Danilo, Wesley e Alex Sandro refletiu o patamar elevado da Série A.
Ao contrário dos três companheiros, Wesley e Léo Ortiz jamais atuaram na Europa. Mesmo assim, Ancelotti não tem dúvidas de que os defensores do Flamengo podem brilhar fora do Brasil. No momento, o lateral-direito vem sendo cotado para protagonizar uma transferência histórica para o clube carioca.
“O atleta é atleta. O futebol é global, não há muita diferença do Brasileirão para os campeonatos europeus. Os jogadores se adaptam muito bem, não temos problema nesse sentido. O jogador brasileiro está pronto para atuar. Léo (Ortiz), Wesley, Gerson, Danilo, Alex Sandro? Estão muito bem preparados e podem jogar sem problemas em todas as competições do mundo.”, disse Ancelotti.
Saída de Gerson? Ancelotti é sincero: “Vamos avaliar”
Alvo do Zenit, Gerson tem chances de, mais uma vez, deixar o Flamengo para atuar na Europa. Embora o Campeonato Russo não tenha o padrão técnico do Brasileirão e das principais ligas do Velho Continente, Ancelotti deixou claro que não vai excluir jogadores dentro do atual ciclo de Copa do Mundo.
“Falamos desse assunto. É uma decisão pessoal, que não afeta nossas decisões quando começar a Copa. Há campeonatos mais exigentes que outros, mas temos que analisar a condição dos jogadores até a Copa, seja qual for o campeonato. Vamos avaliar o campeonato da Rússia, assim como tentaremos avaliar todos os campeonatos. São muitos, lista larga de jogadores muito bons. Faremos esse trabalho de olhar todos os jogadores. Todos podem ser protagonistas em 2026.”, afirmou.
Potencial da seleção brasileira
Lidando com altos e baixos ao longo das Eliminatórias, o Brasil está longe de inspirar confiança para os torcedores. Ainda que o desempenho venha sendo irregular, Ancelotti possui confiança na volta por cima da seleção, tendo em vista o trabalho promissor desenvolvido ao longo dos últimos dias.
“É um ambiente motivado, sério, profissional. Muito boa a conexão entre os jogadores e o corpo técnico […] Tenho a dimensão da importância da equipe nacional para o país, para a torcida. Houve um período de incerteza. Nos últimos tempos não tivemos bons resultados. Tentaremos começar amanhã a ter bons resultados, com um bom jogo. Todos estarão atrás de nós e querem desfrutar.”, externou.