Delegação do Verdão conhece o MetLife Stadium (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
O Palmeiras, enfim, fará a sua estreia na Copa do Mundo de Clubes neste domingo (15) enfrentando o Porto. Para a equipe paulista, o grande objetivo da temporada e a obsessão alviverde, que dedicou praticamente todo o primeiro semestre a se preparar para poder brigar pelo título
Diante da pressão da torcida e das expectativas desta, Abel Ferreira decidiu por transformar toda a primeira parte da temporada em um processo de preparação meticuloso para ter todos os atletas à disposição e procurar aquele que deverá ser o time que começar o torneio e será o ‘titular’ nas partidas que fará em solo americano a partir deste domingo.
‘Competir e curtir’
Tudo isto sob uma espécie de ‘mantra’ adotado pelo treinador e jogadores para a disputa do torneio. No Palmeiras, o principal objetivo do clube na Copa do Mundo de Clubes é, claro, ser campeão. Mas, acima de tudo, é estar em campo nos Estados Unidos para desfrutar do clima. Em resumo, ‘competir e curtir’ o torneio, como colocou o atacante Flaco López
“Desde o começo do ano estamos nos preparando para este torneio. Sabemos da importância dele para todos. Agora é desfrutar, fazer tudo que estamos tentando e ver qual a melhor forma de ganhar estes jogos e vamos colocar isso em prática”, disse o argentino
Preparação meticulosa
O GE elenca todo este trabalho de várias formas. Um deles foi a constante mudança que o time inicial do Verdão teve durante a temporada. O treinador não titubeou em mexer na equipe em praticamente todas as partidas, fazendo testes e buscando alternativas táticas visando ter a escalação e formação ideal para encarar o desafio da Copa do Mundo de Clubes.
Além disto, a missão de ter todo o elenco à disposição, sem ter lesionados, também moveu os palmeirenses em sua jornada. Somente Paulinho, que ainda sente um problema na perna e não deverá estar 100% para esta primeira fase do Mundial, preocupa de certa forma Abel e a comissão técnica. Mas como tal lesão não tira o atacante da equipe, o treinador conseguiu cumprir o objetivo de ter os principais jogadores à disposição.
A campanha que o Palmeiras tem feito até agora na temporada, apesar de tropeços no começo do ano e a decepção na final do Paulistão, também tem sido dentro do esperado. O Verdão está na briga pela liderança do Brasileirão e nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, dando ainda mais tranquilidade para a comissão técnica focar sem maiores problemas o Mundial.
“Não acredito que, quando se vai se preparar para o Mundial, não se faz em uma semana. Há todo um pré. Usamos Paulistão, Libertadores, Brasileiro para a preparação. Temos um foco, um objetivo. O que falta é o árbitro apitar para que a gente faça aquilo que sabemos fazer. Focar naquilo que temos que faze e até o fim deixar tudo o que temos e chegar ao final do jogo com a consciência tranquila de que cada um deixou seu máximo dentro do jogo. É isso que vou pedir aos jogadores”, comentou Abel na coletiva.

