Home DESTAQUE Zinho descarta rótulo de ultrapassado no Fluminense e elogia Renato Gaúcho: “Não vai falar palavras bonitas”

Zinho descarta rótulo de ultrapassado no Fluminense e elogia Renato Gaúcho: “Não vai falar palavras bonitas”

Comentarista ressaltou que postura de utilizar expressões táticas não faz parte do trabalho capaz de levar o Tricolor para o mata-mata do Mundial

Bruno Romão
Bruno Romão atua como redator do Torcedores.com na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.
Zinho descarta rótulo de ultrapassado no Fluminense e elogia Renato Gaúcho: “Não vai falar palavras bonitas”

Renato Gaúcho, em jogo de estreia do Fluminense no Mundial (LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

Zinho não espera que Renato Gaúcho mude de estilo à frente do Fluminense. Sem avaliar que o comportamento de utilizar termos “bonitos” seja determinante em campo, o ex-jogador vê o treinador sendo dono de um grande conhecimento tático adquirido ao longo dos anos. Neste cenário, o potencial de armar uma estratégia eficiente foi comprovado no duelo contra o Borussia Dortmund.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apostando em três volantes, Renato Gaúcho preencheu o meio-campo e conseguiu neutralizar o clube alemão durante boa parte dos 90 minutos. Enquanto isso, no ataque, o Fluminense teve oportunidades de somar três pontos na estreia pelo Mundial, algo que fez Zinho ressaltar a qualidade do técnico.

“O Renato não é aquele cara de discurso bonito. Se a imprensa ficar esperando que o Renato vá na coletiva e faça uma explanação moderna de ‘jogamos com linha baixa, de 4-2-3-1 e flutuamos na lateral’, esquece! O Renato não vai utilizar esse linguajar. Ele tem um linguajar do boleiro de antigamente. Isso não quer dizer que ele está ultrapassado. O conhecimento tático independe da forma que você fala. Ele é bom para discursar e falar tecnicamente o que aconteceu. O Renato é muito bom treinador. Ele não vai falar palavras bonitas, mas é um cara que tem experiência como ex-atleta.”, disse Zinho, no “Equipe F”, da ESPN.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Currículo de Renato Gaúcho

Antes de voltar ao Fluminense, Renato Gaúcho se consolidou entre os principais técnicos do futebol brasileiro. Levando em conta a experiência nos gramados, durante o período como jogador profissional, Zinho considera que o comandante do Tricolor é capaz de colocar em prática o espírito de liderança para motivar os atletas

“O Renato está no mercado há, no mínimo, 15 anos com conquistas em vários clubes. Ele foi campeão da Copa do Brasil com o Fluminense e levou o Fluminense para uma final de Libertadores. Ele foi para uma final de Libertadores com o Flamengo. Eu fui companheiro do Renato no Flamengo. Sempre foi um cara que exercia uma liderança, só que tem líderes que se destacam mais em (determinadas) situações.”, prosseguiu.

Zinho enaltece partida do Fluminense

Na visão de Zinho, o Fluminense, até o momento, encarou o adversário mais difícil entre os clubes brasileiros no Mundial. Como o Porto é visto em uma prateleira abaixo do Borussia Dortmund, o ótimo rendimento do Tricolor das Laranjeiras deixou o comentarista bastante satisfeito, já que o time carioca fez jus ao nível do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE

“Eu vou colocar o Borussia na segunda prateleira. Eu coloco o Porto na terceira prateleira dos europeus. Por isso que eu estou muito orgulhoso, como torcedor brasileiro, pelo desempenho do Fluminense contra um time da segunda prateleira. Eu coloco o Atlético de Madrid e a Juventus junto do Borussia. A primeira prateleira é PSG, Real Madrid, Manchester City e Bayern de Munique.”, externou.

PUBLICIDADE
Better Collective