Neymar, em jogo do Santos no Brasileirão (Reinaldo Campos/ Santos F.C)
Zinho prevê uma situação caótica no Santos com o possível desligamento de Neymar. Levando em conta que o Peixe, no momento, luta para deixar o Z-4 do Brasileirão, o foco comercial está atrelado somente ao craque. Por conta disso, a manutenção dos patrocínios e seguir com o projeto de recolocar o clube entre as potências do futebol nacional podem pesar na decisão de estender o contrato.
“Se o Neymar sair do Santos, os grandes patrocinadores que foram para lá não vão ficar. Eu tenho maior respeito ao Santos, até trabalhei lá, foi uma honra. Mas os patrocinadores não estão interessados no que o Santos vai entregar esportivamente.”, disse Zinho, no Equipe F, da ESPN.
“O Santos está brigando na zona de rebaixamento, não está na Copa do Brasil e Libertadores. Está na zona de rebaixamento da grande competição, e com essa dúvida do Neymar ficar ou não ficar. Qual investidor vai botar uma marca sem saber o que vai acontecer?”, acrescentou.
Zinho ressalta falta de mercado na Europa
Especulado no Pachuca, Neymar também foi procurado pelo Fluminense. Embora o camisa 10 ainda não tenha fechado as portas para um retorno ao futebol europeu, Zinho não acredita em ofertas vindas de grandes clubes do Velho Continente. Mesmo que propostas sejam feitas, o conforto atrelado ao Santos, na visão do comentarista, é uma condição favorável para a permanência.
“Eu acho que o Neymar permanece. ‘Ah, tem proposta do exterior’. Não são times de ponta. Ele vai para o exterior jogar em times medianos? O tratamento é diferente. No Santos, ele é, com méritos, o dono do pedaço. Tem a circulação dele de jogar ou não jogar. No Santos, é muito mais fácil se condicionar. O Jorge Jesus não quis ficar com ele no mundo árabe.”, prosseguiu.
Chegada importante nos bastidores
Após deixar o Cruzeiro, clube que possui uma realidade financeira repleta de recursos, Alexandre Mattos será o novo diretor de futebol do Santos. Diante do status envolvendo um dos principais dirigentes do futebol brasileiro, Zinho considera que a chegada ao Peixe tem ligação com a manutenção de Neymar.
“A chegada do Alexandre Mattos me diz que o Neymar vai permanecer. Com certeza, para ele ir ao Santos, tem a influência do pai do Neymar junto com o presidente. Ele foi contratado por uma SAF com bastante dinheiro, fez contratações de jogadores com nome e currículo. Foram investimentos altos em salários.”
“É um cara competente, o currículo dele mostra isso. Tem um relacionamento muito bom com os empresários. Ele circula muito bem nesse meio para mostrar os projetos. Não é para o cara chegar lá e não ter condições de exercer um papel agressivo no mercado. É um cara desse perfil.”, externou.

