Arthur Elias, da seleção brasileira feminina (Fotos : Lívia Villas Boas / CBF)
A Copa América Feminina começou na última sexta-feira (11), e já entregou emoção para os torcedores de Equador e Uruguai, que empataram em jogo eletrizante com placar final de 2 a 2. Após grande vantagem uruguaia, as equatorianas correram atrás e conseguiram o empate no segundo tempo.
Ainda neste fim de semana, será a vez do Brasil fazer a sua estreia no Grupo B da competição. Treinadas por Arthur Elias, a seleção brasileira vive novo momento e o treinador tem ganhado ainda mais destaque, porém, ele não é o único nome brasileiro comandando seleções na Copa América Feminina.
Outros 3 nomes brasileiros estão na beira do campo comandando as principais seleções do continente sul-americano. É o caso de Emily Lima, que está treinando a Seleção do Peru. Ela é nome conhecido dos brasileiros, já que fez trabalho na seleção brasileira feminina durante o ano de 2016. Aos 44 anos, ela está com a seleção peruana desde 2023.
Além de Emily Lima, outro nome brasileiro que comanda outra seleção é Fábio Fukumoto, treinador da seleção do Paraguai. Ele tem passagens pela base da Ferroviária, além de treinar o Manthiqueira e Ponte Preta. Após passagem de destaque no sub-20 feminino do Paraguai, ele foi efetivado em 2025 para a disputa da Copa América Feminina.
Adversário do Brasil na estreia é brasileiro
Além de Fábio Fukamoto e Emily Lima, outro nome que se destacou no Futebol Brasileiro e agora assume o desafio de treinar uma seleção sul-americana é Ricardo Belli, que treina a Venezuela e fará sua estreia na competição justamente contra a seleção brasileira feminina.
Ex-Palmeiras, o treinador teve campanha de destaque na equipe alviverde, onde foi campeão da Copa Libertadores Feminina de 2022. Antes da seleção venezuelana, ele treinou o Toluca, do México.
Como acompanhar as seleções?
As seleções treinadas por brasileiros farão sua estreia em breve pela Copa América Feminina. A seleção peruana, de Emily Lima, fará sua estreia neste sábado, contra o Chile, às 18h da tarde, no horário de Brasília. Já o Paraguai de Fábio Fukamoto joga contra a Bolívia, neste domingo (13), às 18h da tarde, no horário de Brasília.
A Venezuela de Ricardo Belli fará sua estreia contra a seleção brasileira feminina do treinador Arthur Elias, também no domingo (13), às 21h da noite, no horário de Brasília. O duelo terá transmissão do Sportv e da TV Brasil.

